Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024
Cerca de 300 estudantes de escolas públicas municipais se divertiram e aprenderam sobre a importância e a beleza de um dos principais biomas brasileiros, por meio do projeto Os Encantos da Caatinga.
Ao longo dos dias 16 e 17 de outubro, os estudantes das escolas municipais Zanelli Caldas, Maria José Carrascosa, Pedro Barbosa, Maria de Lourdes Bezerra e Cícera Lucimar, assistiram a animação, “Os Encantos da Caatinga”, que transmite de forma lúdica e envolvente os valores e a beleza do bioma nordestino.
A iniciativa da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) tem o apoio da Coordenação Técnica de Educação Ambiental, do Eixo Conservação dos Biomas e da Biodiversidade do Programa de Educação para a Sustentabilidade, em articulação com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Luana Almeida, uma das coordenadoras do projeto da Ufal, destacou a importância de proporcionar às crianças mais conhecimentos sobre a Caatinga. “É um bioma exclusivamente brasileiro, presente aqui no Nordeste. E é tão relevante e importante para gente, mas que ouvimos falar muito pouco. Então, sentimos a necessidade de explorar os encantos da fauna e da flora da Caatinga, que é tão importante”, explicou.
Laís Camila, 8 anos, aluna da Escola Municipal Pedro Barbosa, esteve pela primeira vez em um cinema. A pequena, apesar da pouca idade, destacou a importância de cuidar da natureza. “Eu achei o filme muito bom, interessante. Foi divertido e deu para a gente aprender que devemos sempre cuidar e amar a nossa natureza, porque sem ela a gente não vive”, contou.
Soraia Moura, da Coordenação Técnica de Educação Ambiental, exaltou a parceria com a Ufal. “Trouxemos quatro escolas nossas para participar da atividade, para que os estudantes aprendam mais sobre a Caatinga, quais os animais que vivem lá, como o próprio filme mostra. É um momento único, de conhecimento, e interação com esse bioma”, revelou.
Estudantes durante exibição do filme “Os Encantos da Caatinga”. Fotos: Maria Clara Tenório (estagiária)/ Ascom Semed
*Redação com Assessoria