Sábado, 23 de novembro de 2024
Sábado, 23 de novembro de 2024
Os alunos do Núcleo de Línguas Estrangeiras, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), viveram uma verdadeira imersão na cultura espanhola ao celebrarem o Dia de Los Muertos, comemorada nos dias 1 e 2 de novembro, evento importante nos países que falam a língua espanhola. Na quarta-feira (6), no Polo Poço, na Escola Municipal Cícera Lucimar, os estudantes deram um verdadeiro show de aprendizado sobre o feriado que surgiu no México.
Em sala de aula, os alunos apresentaram suas pesquisas sobre o objetivo da data comemorativa, o significado dos símbolos que cercam o Dia de Los Muertos, como as caveiras, flores e as cores, bem como o que a data representa para o povo mexicano: um momento cercado de alegria e não de tristeza para aqueles que perderam algum ente querido.
Aluna e professora
A turma também fez apresentações musicais e recitou poemas em espanhol. Elizangela Vilaça é uma das alunas do curso e também professora da rede municipal de Maceió, das escolas Higino Belo e Henrique Equelman. Ela conta o que aprendeu sobre essa data importante para o povo mexicano:
“Hoje aqui celebramos o Dia de Los Muertos, um evento maravilhoso que ocorre no México, que não traz nada de tristeza e sim alegria, relembrando as pessoas que morreram, com muita comida, bebidas e muitas cores”.
Não foi só na parte pedagógica que os alunos deram show. Na decoração e nas vestimentas, eles fizeram uma verdadeira imersão, conforme o povo latino que celebra a data, como é o caso do auxiliar administrativo Guilherme Cavalcante.
“A minha maquiagem representa a cultura mexicana. O que para nós é uma data triste, para eles é uma celebração, onde eles podem realmente reencontrar os familiares que já se foram. Lá eles montam altar com comidas e bebidas para celebrar os entes queridos que se foram”, contou o aluno.
Nesta quinta-feira (7) será a vez da turma de espanhol do polo Benedito Bentes, na Escola Padre Brandão Lima comemorar, no mesmo estilo, o Dia de Los Muertos.
Celebração da vida
O coordenador e professor do Núcleo de Línguas Estrangeiras da Semed, Jeferson Simons, falou um pouco sobre o objetivo dessa atividade:
“A gente quer que eles conheçam novas culturas, novas tradições dos países que falam a língua espanhola. O Dia de Los Muertos faz parte da cultura popular do México, assim como o carnaval no Brasil. Eles exaltam, de forma alegre, aquelas pessoas que já morreram. É uma celebração da vida!", pontuou o professor.
Alunos deram um verdadeiro show na socialização dos trabalhos. Fotos: Carol Cordeiro/Ascom Semed
*Redação com Assessoria