Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 23 de outubro de 2025

Maceió

Ambulantes que vão trabalhar no Verão Massayó participam de curso de boas práticas sanitárias

Ambulantes que vão trabalhar no Verão Massayó participam de curso de boas práticas sanitárias

(Imagem: Cortesia)

Para assegurar a saúde do consumidor e capacitar comerciantes que vão atuar no Verão Massayó, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), um curso de boas práticas sanitárias voltado para 335 vendedores ambulantes que estarão trabalhando no evento, localizado no Jaraguá.

A capacitação atendeu a uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) que, em parceria com a Visa Maceió, avalia os cursos de boas práticas realizados pelo órgão como um ponto importante para o bom funcionamento da atividade do comércio ambulante da capital.

O intuito da capacitação, que apresenta o trabalho de fiscalização realizado pela Vigilância Sanitária na capital, é garantir a segurança alimentar e prevenir a venda de produtos clandestinos no local. Através do treinamento, o órgão procurou conscientizar os comerciantes referente às normas e padrões estabelecidos pela legislação sanitária, a fim de diminuir riscos à saúde do consumidor.

“Procuramos trabalhar na preparação de vendedores ambulantes e comerciantes para reforçar os cuidados na comercialização de alimentos e bebidas nos eventos. Dessa forma diminuímos os riscos à saúde do consumidor. Além disso, estaremos atuando nos pontos de vendas a fim de averiguar se tudo estará adequado aos padrões sanitários reforçados na capacitação, durante todos os dias do Verão Massayó”, destacou Airton Santos.

O curso aconteceu no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) e contou com 275 comerciantes nesta manhã. No período da tarde, uma nova turma de ambulantes será capacitada, totalizando 335 pessoas.

Ministrada pelo chefe especial da Visa, Airton Santos, e pela nutricionista e fiscal da Gerência da Inspetoria de Alimentos, Jadna Moreira, o curso abordou padrões como higienização dos produtos e do ambiente, utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), prazo de validade dos alimentos, armazenamento, refrigeração e manuseio, destacando a importância dos cuidados para não existir riscos de contaminação alimentar.

Para o secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a importância dessa capacitação seguirá para além do evento. “Para que possam atuar nos eventos promovidos na capital, todos os ambulantes cadastrados junto à Semsc devem realizar este curso, que garantirá a eles um certificado ao final do curso. Dessa forma, junto à Vigilância Sanitária, estaremos assegurando que os ambulantes estarão atuando de forma correta ao manusear e armazenar os alimentos no dia do evento ", afirmou.

Durante toda programação do Verão Massayó, que acontece entre os dias 12 e 21 deste mês, as equipes da Visa Maceió estarão fiscalizando os pontos de vendas, a fim de averiguar se  as normas sanitárias  estão sendo aplicadas adequadamente, assim como orientada nos cursos de boas práticas.

*Secom Maceió

Close