Sexta-Feira, 13 de fevereiro de 2026
Sexta-Feira, 13 de fevereiro de 2026
Uma equipe de especialistas contratados pela Braskem trabalha para manter a integridade dos imóveis de valor histórico localizados nos bairros do Bebedouro, Mutange e Bom Parto, conforme indicações contidas no Dossiê dos Bens de Interesse Cultural, elaborado por professores com atuação acadêmica em universidades. Atualmente, 36 imóveis categorizados como de Valor Histórico pelo Município, passaram por intervenções de integridade estrutural e seguem monitorados por uma equipe especializada em patrimônio cultural.
Dentre os imóveis que passaram por obras, estão o Palácio Bom Conselho, Solar Nunes Leite, Igreja Santo Antônio de Pádua, Casas gêmeas Verde e Rosa, Associação do Magistério (SINTEAL), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto. Os trabalhos revelaram as técnicas construtivas utilizadas em cada edificação, além de curiosidades sobre suas características originais.

Durante as obras, foram feitas a recomposição de vãos de portas e janelas; a recuperação de paredes e telhados, incluindo a impermeabilização e limpeza de lajes; reforço ou travamento com estrutura metálica e reparos em danos nas fachadas. Também são realizados rotineiramente ações de zeladoria, como limpeza e controle de pragas, além de apoio à segurança patrimonial, com uma equipe de profissionais que se revezam 24 horas por dia, voos diários de drones e sistemas de câmeras e alarmes.
Especialistas identificaram mais de uma técnica construtiva, como o misto de taipa e tijolo batido, ou alvenaria de barro. As paredes de taipa identificadas foram preservadas, muitas delas com pinturas também mantidas. No piso, estruturas de tijolo, possivelmente originais, foram encontradas abaixo do piso atual; a diversidade de modelos de ladrilhos hidráulicos também ajuda a contar a história desses prédios.
Memória cultural
A execução das obras respeita as melhores práticas de preservação de patrimônio, acontece com a anuência do Município e o acompanhamento do corpo técnico da Braskem, formado por arquitetas especialistas em patrimônio cultural.
Além do esforço contínuo para a manutenção da estrutura dos imóveis de valor histórico indicados pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (IPLAM) da Prefeitura de Maceió, esses imóveis também integram o Dossiê dos Bens de Interesse Cultural. O dossiê tem como objetivo preservar a memória desses imóveis, reunindo informações documentais e visuais dos detalhes construtivos e da história de cada um.
A preservação do patrimônio cultural das áreas de desocupação está prevista no Termo de Acordo Socioambiental firmado pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
*Assessoria