Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Maceió

BRK Ambiental lidera número de infrações ambientais em agosto, aponta relatório da Prefeitura de Maceió

BRK Ambiental lidera número de infrações ambientais em agosto, aponta relatório da Prefeitura de Maceió

(Imagem: Allan Cesar)

Assegurando e fazendo cumprir o que preconiza o Código Municipal de Meio Ambiente, a Coordenação Geral de Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semurb), divulgou o balanço das ações realizadas no mês de agosto de 2023. O relatório aponta para a abertura de 47 processos, sendo 14 autos de infração e 33 notificações.

No levantamento realizado, a concessionária que cuida do abastecimento de água e do esgotamento sanitário da capital liderou o ranking dos autos de infração. A BRK Ambiental foi autuada sete vezes em agosto, sendo responsável por 50% dos crimes ambientais constatados durante as fiscalizações que demandaram medidas punitivas imediatas.

Os flagrantes aconteceram em diversos bairros da cidade. Dentre as autuações, comprovadas após a realização da testagem com pigmentos, foi constatado o lançamento de esgoto da empresa em dois riachos da capital, o Leste Oeste e o Riacho Salgadinho.

Tais infrações vão na contramão das ações realizadas pela Prefeitura de Maceió, que opera a maior obra ambiental da história da capital, aportando mais de R$ 76 milhões no programa Renasce Salgadinho, que busca revitalizar e requalificar o riacho. As ações de fiscalização se colocam como essenciais para evitar ainda mais dano ao meio ambiente e garantir a execução segura e eficaz do projeto.

“Estamos comprometidos em seguir fiscalizando e autuando independente do tamanho do infrator, os crimes ambientais não serão tolerados e as medidas adequadas continuarão a serem tomadas”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Cavalcanti.

Parte dos trabalhos de fiscalização ambiental ocorrem em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), que de forma integrada realiza a Operação Línguas Sujas, que fiscaliza, identifica e autua os proprietários e responsáveis pelas redes clandestinas de esgoto na rede de drenagem de águas pluviais em Maceió.

Outros dados

Durante agosto, a Semurb contou com a participação ativa da população para suas operações de fiscalização, recebendo e investigando 12 denúncias anônimas. As denúncias abrangeram diversas categorias, incluindo poluição sonora, de esgoto e outras. Três denúncias foram registradas em cada uma dessas classificações, com duas denúncias relacionadas à poluição atmosférica e uma à supressão de vegetação nativa.

A população pode denunciar infrações ambientais, ao entrar em contato através do número (82) 3312-5242 ou enviando um e-mail para: coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br. A colaboração da sociedade é essencial para a proteção do meio ambiente.

NOTA DA BRK

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento na Região Metropolitana de Maceió, esclarece que as ocorrências notificadas estão, em sua maioria, relacionadas a problemas históricos nos sistemas de água e esgoto da cidade, existentes muito antes de sua chegada em Alagoas. Tais questões estão relacionadas, principalmente, à necessidade de manutenção e investimento em saneamento ao longo de décadas.

De acordo com o diretor operacional da BRK em Alagoas, Wilson Bombo, o objetivo do leilão de concessão dos serviços de saneamento foi justamente solucionar essas questões e promover melhorias no sistema.

"A BRK chegou justamente para solucionar ocorrências e investir em melhorias no saneamento dos 13 municípios da Grande Maceió. O contrato de concessão assinado prevê que essas situações serão adequadas e solucionadas conforme o avanço das obras que serão realizadas pela empresa", afirmou o diretor operacional, Wilson Bombo.

A BRK reforça que tem colaborado com a identificação de ligações indevidas de esgoto por meio do Programa Saneamento a Limpo. Até o momento, mais de 20 mil vistorias foram realizadas, e foram enviados à Prefeitura de Maceió mais de 500 casos com diversas irregularidades constatadas. Cabe à prefeitura municipal realizar as adequações necessárias para a preservação adequada do meio ambiente.

A empresa reitera ainda o seu compromisso em continuar trabalhando para a melhoria contínua dos serviços de saneamento na Região Metropolitana de Maceió e assegura seu empenho em solucionar os problemas históricos que afetam a qualidade de vida dos moradores da região.

BRK

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió