Sexta-Feira, 09 de janeiro de 2026
Sexta-Feira, 09 de janeiro de 2026
Vigilância Sanitária de Maceió promove boas práticas sanitárias e divulga serviço gratuito de Teleterapia
A Vigilância Sanitária de Maceió realizou, nesta quinta-feira (8), mais uma capacitação em boas práticas sanitárias para ambulantes que vão atuar no Verão Massayó 2026.
Durante a capacitação, os permissionários também participaram de um momento de saúde mental com equipes do Programa de Teleterapia, que oferece suporte psicológico gratuito, on-line e acessível a todos os maceioenses. Na quarta (7), 90 ambulantes também participaram de capacitação.
O treinamento em boas práticas tem como objetivo orientar e atualizar os ambulantes sobre temas como manipulação correta de alimentos, higiene pessoal, organização do ambiente de trabalho e boas práticas sanitárias, de modo a garantir segurança alimentar para os participantes do festival.
“A Vigilância Sanitária segue cuidando da saúde da população. Além dos cursos de boas práticas para 260 ambulantes, visando oferecer produtos de qualidade, tivemos um momento de saúde mental com as equipes de Teleterapia, com psicólogos do programa que falaram sobre o acesso e a importância desse serviço para todos os maceioenses na garantia da saúde mental”, destaca Airton Santos, chefe especial da Vigilância Sanitária.
Gustavo Albuquerque, psicólogo da Teleterapia, ressalta como o projeto dá acesso à saúde mental para as pessoas. “Com ele, conseguimos entrar na casa das pessoas, dar acesso fácil e trazer uma saúde mental para todos. E esse momento de hoje é muito importante para que a gente possa divulgar cada vez mais essa iniciativa”, diz.
As capacitações também contaram com a presença de técnicos da Vigilância e representantes do Procon Maceió, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc) e Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o que fortaleceu a atuação integrada entre os órgãos e o compromisso com a prevenção, orientação e promoção da saúde pública.
Treinamento com ambulantes que vão trabalhar no festival. Fotos: Cortesia
*Redação com Assessoria