Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025

Maceió

Cemitério São José terá ação de combate ao trabalho infantil nesta quinta (2)

Cemitério São José terá ação de combate ao trabalho infantil nesta quinta (2)

(Imagem: Alisson Frazão/Secom Maceió)

Durante o Dia de Finados, o número de crianças e adolescentes colocados em situação de trabalho infantil  aumenta consideravelmente. Em virtude disso, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) estará no Cemitério São José, nesta quarta(1) e quinta (2), para conscientizar a população. A ação tem a parceria com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

Segundo Marcia Melo, Diretora Geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente uma tenda foi montada em frente ao cemitério para a equipe, que fará rondas identificando situações que envolvam crianças e adolescentes em atividades de risco, nesses dois dias de maior movimentação. “Além das ações de conscientização, outra importante ferramenta de combate a esta prática continua sendo o Disque 100. A população pode colaborar denunciando casos de trabalho infantil, ou de qualquer outra violação de direitos”, destacou.

Os casos de trabalho infantil também podem ser encaminhados ao Conselho Tutelar de cada região. Veja a lista de conselheiros tutelares da capital.

Na terça (31), a equipe da Semdes visitou os cemitérios Nossa Senhora da Piedade e São José, no Prado, mas não foi encontrado nenhum caso de trabalho infantil.

Não foi encontrado casos de trabalho infantil nos cemitérios Nossa Senhora da Piedade e São José nesta terça(31). Foto: Ascom Semdes
Não foi encontrado casos de trabalho infantil nos cemitérios Nossa Senhora da Piedade e São José nesta terça(31). Foto: Ascom Semdes

De acordo com a auxiliar administrativo do cemitério Nossa Senhora da Piedade no ano passado foram encontradas algumas crianças querendo trabalhar na época de Finados. “Esse ano, não encontramos, mas é muito importante que ação de conscientização seja feita todos os anos", disse Isabela Pereira.

Trabalho Infantil nos Cemitérios

O decreto n°6481 de junho de 2008, diz que o trabalho nos cemitérios é considerado uma das piores de trabalho infantil. O item 71 destaca que em cemitérios crianças e adolescentes estão expostas a esforços físicos intensos, calor, riscos biológicos (bactérias, fungos, ratos e outros animais, inclusive peçonhentos, riscos de acidentes e estresse psíquico.

*Redação com Secom Maceió