Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 23 de setembro de 2024

Maceió

Centenas de estudantes da rede municipal de Maceió participam da I Mostra de Dança Escolar

Centenas de estudantes da rede municipal de Maceió participam da I Mostra de Dança Escolar

(Imagem: Assessoria )

Em apresentações repletas de emoção, variedade, cores e belos figurinos, ao todo 160 estudantes de nove escolas da rede pública de ensino de Maceió participaram da I Mostra de Dança Escolar, com apresentações de diversos gêneros, a exemplo do Jazz, Afro Primitivo, Hip Hop, Brega, Brega Funk, Forró, Moderna e Dança Afro. A Mostra, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), aconteceu na sexta-feira (20), no Teatro Jofre Soares (Sesc Centro).

Após semanas de ensaio, os estudantes brilharam no palco, demonstrando não apenas talento, mas também o comprometimento e a dedicação que tiveram durante todo o processo. A energia contagiante e os grandes sorrisos deixaram clara a felicidade em participar da primeira edição do evento e, para os pais que assistiram as apresentações, a emoção não foi diferente.

Walkíria Ramalho, coordenadora de Esporte da Semed, conta que a ideia da mostra surgiu no início do ano e faz parte do projeto Vivenciando o Esporte na Escola. “Nesse projeto há várias etapas, que são as modalidades esportivas. Tivemos futsal, futebol e, agora, temos a dança, que faz parte do conteúdo da Educação Física e, por isso, é mais do que importante proporcionar isso para as crianças”, explica.

Ela destaca que, ao incentivar a prática da dança nas unidades de ensino, a Semed ajuda diversas crianças a se identificarem com a modalidade, oportunizando que se aprofundem na prática e se desenvolvam. “Para nós, está sendo um show à parte ver esses estudantes nos proporcionarem esse dia tão especial. Esse momento é muito valioso para toda a equipe envolvida, desde as pastas da Secretaria de Educação aos professores das escolas, que decidiram participar desse momento”, contou.

A professora de Educação Física Gisela Marinho conta que idealizou o projeto com o objetivo de proporcionar aos alunos da rede pública uma experiência rica em aprendizado e expressão cultural. Segundo ela, a dança é uma ferramenta poderosa que desenvolve não apenas as habilidades físicas dos alunos, mas também o intelecto e a cultura.

“A dança torna os alunos mais leves. O meu objetivo com essa amostra é garantir que eles não apenas se apresentem, mas também assistam às danças dos colegas. Essa troca é fundamental para que possam se apaixonar ainda mais pela dança”, explica Gisela. Ela enfatiza que o evento foi pensado para fomentar um ambiente de inclusão e participação, incentivando os estudantes a se sentirem parte de uma comunidade.

A professora menciona ainda a importância da colaboração entre as escolas e a gestão para a realização do projeto. “Sem o apoio das escolas, não conseguiríamos concretizar essa ideia. Temos professores maravilhosos que, mesmo sem ter dança na grade curricular, se dedicam a ensaios extras”, diz Gisela.

Sérgio Lima, diretor da Escola Municipal Dom Helder Câmara, compartilhou sua empolgação em relação ao recente projeto de dança implementado na instituição. “Para mim, é uma grande felicidade e uma experiência incrível, principalmente quando envolve projetos como esse”, afirmou.

Sobre a recepção do projeto entre os alunos, ele comentou: “Temos o prazer de ter um grupo de estudantes muito motivado. Nossa escola brilha e está inserida em um bairro que participa ativamente. Nossas alunas estão muito felizes por estarem participando e gostam dessa oportunidade. Esperamos que mais projetos cheguem pra gente, pra trabalharmos juntos”.

Escolas participantes

Participaram da Mostra alunos das escolas Sérgio Luiz Pessoa Braga, Nosso Lar I, Tradutor João Sampaio, João Feitosa, Dom Helder Câmara, Lenilto Alves Santos, Jaime Amorim Miranda, Zumbi dos Palmares e Professora Maria José Carrascosa. Os estudantes fizeram apresentações nas modalidades individual, dupla, trio e grupo, nas categorias Infantil (7 a 12 anos), Juvenil (13 a 18 anos) e EJAI (Educação de Jovens, Adultos e Idosos).

Além das apresentações dos estudantes, bailarinas do Ballet Selma Pimentel e um aluno do Sesc se apresentaram. Também estiveram presentes na Mostra, a subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, Maria Vilma da Silva, e a subsecretária de Gestão Educacional, Marina Toledo Vilela.

*Redação com Assessoria