Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 23 de setembro de 2024

Maceió

Ciclistas de vários municípios de Alagoas pedalam 13 km, em Maceió, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro

Ciclistas de vários municípios de Alagoas pedalam 13 km, em Maceió, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro

(Imagem: Assessoria )

Ciclistas de Maceió, Rio Largo, São Luiz do Quitunde, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro pedalaram, na manhã de domingo (22), 13 km do Pontal da Barra até a orla da praia de Jatiúca. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, data celebrada mundialmente dia 22 de setembro.

Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte (Semesp) em parceria com a Associação Alagoana de Ciclismo (AAC), o pedal buscou incentivar a atividade física e conscientizar as pessoas a buscarem maneiras alternativas de se locomoverem, em razão da poluição decorrente do excesso de carros no espaço urbano.

“Não é a primeira vez que participo de ações como essa. Costumo pedalar com meus familiares. Hoje deu para se exercitar e aproveitar a vista na cidade. A bicicleta, por exemplo, é um ótimo meio de transporte para tirar o estresse”, comentou a ciclista Dayane Myrelli.

“Tirar um dia da semana para deixar o carro em casa ou mesmo optar pela bicicleta, é fundamental para que essa campanha, celebrada no Dia Mundial Sem Carro, de fato, consiga chegar nas pessoas. Se elas verem nós fazendo, poderão também contribuir. O exemplo tem que partir de cada um de nós, e a secretaria de esporte fez isso hoje”, destacou Francisco Carlos do Nascimento (Chicão), titular da Semesp.

Edson de Castro pedala com a esposa, Criscia Tenório, há cinco anos. Ambos são de Rio Largo. “Também cuidamos da nossa saúde pedalando. Então, pedalar para mim significa muita coisa. É lazer, esporte e confraternizar com os amigos”, disse.

Antônio Facchinetti, presidente da ACC, reforçou a importância da data. “Desde 2008 que realizam esse passeio. Ele é muito importante para os ciclistas de Maceió e de Alagoas se exercitarem e se conscientizarem quanto à questão da poluição, e mostramos aos motoristas que nós fazemos parte do trânsito”, comentou.

Dia Mundial Sem Carro

O movimento teve origem na França em 1997. Hoje a data é celebrada em todo o mundo dia 22 de setembro. Ações são organizadas com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os perigos do uso excessivo de automóveis nas cidades. Esses perigos trazem impactos ambientais e sociais negativos.

*Redação com Assessoria