Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 19 de fevereiro de 2026

Maceió

Com ações do Projeto Ecoponto Aqui, Prefeitura de Maceió reforça utilização do equipamentos na capital

As atividades visam orientar a população e dar orientações sobre o Ecoponto, que recebem vários tipos de resíduos gratuitamente

Com ações do Projeto Ecoponto Aqui, Prefeitura de Maceió reforça utilização do equipamentos na capital

Ações do Projeto Ecoponto Aqui reforçam utilização do equipamentos na capital. (Imagem: Thachyna Lorena(estagiária)/Ascom Alurb)

Os educadores da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e os jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas que fazem a coleta na capital, percorrem os entornos dos Ecopontos toda semana para reforçar a utilização dos equipamentos, que recebem vários tipos de resíduos gratuitamente. Este ano, a ação já foi realizada na Santa Lúcia e no Dique Estrada, parte alta e baixa da cidade, respectivamente.

Os Ecopontos foram pensados pela Prefeitura de Maceió para coibir e reduzir o descarte irregular de resíduos. Os sete equipamentos espalhados pela cidade funcionam de domingo a domingo, das 8h às 18h. Eles são responsáveis por receberem, por meio de entrega voluntária, materiais de construção civil, restos de poda de árvore e volumosos. Nas ações do projeto, a Autarquia utiliza triciclos elétricos do Ecoleta para recolher materiais descartados de forma irregular e encaminhá-los ao Ecoponto mais próximo.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

"É importante ter uma coleta para recolhimento porque muitas vezes não sabemos onde descartar e não podemos deixar na porta porque o lixo não pega. Esse projeto é extremamente valorizo", disse Elenice Ramos, 43 anos, moradora do Dique Estrada.

A coordenadora-geral dos Ecopontos, Ângela Silva, diz que o projeto visa ampliar a adesão dos maceioenses, que deve utilizar o equipamento da região para o descarte correto de materiais.

"Em termos de adesão, as pessoas passaram a conhecer o local e a sua serventia. Com isso, evitaremos o descarte irregular nas calçadas, áreas públicas e córregos do bairro, beneficiando os moradores em tempos de chuva e no dia a dia, sem a possibilidade de fiscalização de ratos e outras declarações", afirmou.

Foto: Ascom Alurb
Foto: Ascom Alurb

As ações reforçam que, além de realizar o descarte nos Ecopontos, outra forma de o cidadão ajudar a manter a cidade limpa é solicitar a coleta de volumosos por meio da Central de Monitoramento da Alurb, que atende através do WhatsApp 98802-4834. Também é possível solicitar esse e outros serviços da Alurb pelo 156 ou aplicativo Limpeza é Massa, grátis para Android e IOS.

*Redação com Assessoria