Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 20 de janeiro de 2025

Maceió

Defesa Civil de Maceió libera ladeira que dá acesso ao bairro do Fernão Velho

Defesa Civil de Maceió libera ladeira que dá acesso ao bairro do Fernão Velho

(Imagem: Ascom Defesa Civil de Maceió)

A Defesa Civil de Maceió liberou, na manhã desta terça-feira (26), o isolamento de meia pista na ladeira que dá acesso ao bairro do Fernão Velho. A pista foi liberada após quase dois meses de isolamento para estudos de monitoramento da encosta.

“Verificamos que, no momento, o isolamento não se faz mais necessário e os moradores do bairro podem voltar a utilizar a ladeira de forma segura”, explica Abelardo Nobre, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

O monitoramento da encosta continuará acontecendo por meio do Sistema Global de Navegação por Satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS), tecnologia que permite coletar dados e identificar possíveis movimentações de solo, para propor ações preventivas nas áreas de risco.

“O monitoramento deve continuar e, inclusive, poderemos verificar se a circulação de veículos pesados provoca alguma influência na ladeira, resultando, ainda que de forma mínima, em movimentação de solo na encosta. Nossa missão é garantir a segurança da população, realizando ações de prevenção de risco e monitoramento em todas as áreas de risco da nossa capital”, acrescenta o coordenador.

Linhas de Ônibus

Com a liberação, as três linhas de ônibus que trafegam pela ladeira voltam ainda nesta terça-feira a realizar seu itinerário normal. Confira as linhas: 057-Rio Novo/Centro, 058-Fernão Velho/Centro e 714-Rio Novo/Ponta Verde.

Obras na encosta

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realizou vistorias, monitoramentos e estudos técnicos no local. Atualmente, o órgão está elaborando projeto de obra para definir qual a solução e tecnologia mais eficiente para o problema apresentado na localidade.

Estima-se que, no prazo de 15 dias, será apresentado o projeto  e iniciados os trâmites administrativos para declaração de processo licitatório, que deve durar 120 dias. Enquanto isso, o órgão continuará monitorando a região.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió