Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
O Dia Nacional da Pessoa Surda, celebrado nesta quinta-feira (26), simboliza a luta por direitos, reconhecimento e inclusão. Em homenagem à data, a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) promoveu um encontro de estudantes das escolas municipais Padre Brandão Lima e Maria Carmelita Cardoso Gama, sede do evento, na Cidade Universitária.
As duas unidades de ensino possuem a maior quantidade de alunos surdos da rede pública municipal de ensino Os estudantes participaram de atividades inclusivas, como bate-papo, brincadeiras e um bingo adaptado. A intenção foi celebrar a comunidade surda e a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A técnica pedagógica de Educação Especial da Semed e instrutora de Libras destacou a importância do evento. “Hoje é um momento de comemoração, porque os estudantes surdos estão conseguindo mais espaço e seus direitos estão sendo reconhecidos. Este encontro entre as duas escolas é também uma forma de celebrar a Libras, a língua que une esses alunos e precisa ser vivenciada constantemente por eles”, afirmou Aline Roberta.
Aline ainda ressaltou que o apoio aos estudantes surdos na rede pública de Maceió é contínuo, indo além das datas comemorativas. “Nessas escolas que têm a maior concentração de alunos surdos, incluindo também a Escola Professora Maria José Carrascosa, contamos com o Serviço de Atendimento Educacional Bilíngue, o Saeb, no qual os alunos têm momentos de aprendizado tanto em Libras quanto em português escrito. Ou seja, os alunos podem contar com esse suporte constante”, explicou.
Luiz Eduardo Pereira é intérprete de Libras e professor bilíngue no Saeb. Ele enfatizou o papel da escola e da comunidade em proporcionar um ambiente inclusivo para os estudantes. “Aqui, trabalhamos com intérpretes, instrutores de Libras e uma equipe pedagógica dedicada para garantir que esses alunos recebam o suporte necessário. Além de aprenderem o conteúdo escolar, é essencial que os estudantes surdos tenham a oportunidade de ver e interagir com seus pares, crianças e adultos surdos”, afirmou.
Luiz também reiterou a importância da realização de atividades integrativas de escolas distintas para promover a representatividade e a inclusão dos estudantes surdos. “O Dia do Surdo é uma data histórica que marca a valorização da pessoa surda no Brasil. Quisemos trazer um dia de muitas brincadeiras e interação em Libras, disseminando, de uma forma especial e lúdica, a Língua Brasileira de Sinais e a sua importância dentro do espaço escolar para esses alunos”, completou.
Kauane Lopes, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Carmelita Gama, compartilhou sua felicidade em participar do encontro. “Eu adoro minha escola e estudar com minhas colegas. Hoje, estamos todos juntos aqui em comunidade, reunidos em grupo celebrando o Dia do Surdo, e eu estou muito feliz. Gosto muito desse dia”, comemorou.
*Redação com Assessoria