Sábado, 07 de fevereiro de 2026
Sábado, 07 de fevereiro de 2026
Volta às aulas acontece, na próxima segunda (9), na maioria das escolas e creches municipais
Estudante da rede pública municipal retornam às aulas na segunda (9). (Imagem: Arquivo/ Ascom Semed)
Marcado para a próxima segunda-feira (9), o início do ano letivo de 2026 na rede pública municipal de ensino da capital, na maioria das escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), chega com um gosto especial para crianças, estudantes, profissionais da educação, pais e responsáveis, com a ampliação da rede escolar e um salto significativo no número de vagas disponíveis à população, de cerca de 60 mil, em 2025, para uma perspectiva de mais de 68 mil neste ano.
No mesmo período, entre 2025 e 2026, o número de unidades escolares também passou de 159 para 172, com a entrega, somente este ano, de 12 novos Gigantinhos e duas escolas de Ensino Fundamental, uma com a metodologia Sesi e a Escola Professora Maria das Graças Silva, primeira pública municipal bilíngue (inglês/português) da história da capital alagoana. Localizada no Conjunto Graciliano Ramos, Cidade Universitária, a unidade de ensino atenderá 710 estudantes do 1º ao 9º ano.
O início do ano letivo acontece em mais de 130 das 172 unidades escolares que hoje integram a rede pública municipal de ensino e que concluíram o ano letivo de 2025, até o dia 30 de dezembro. Nas demais, o começo das aulas será entre o final de fevereiro e o começo de abril. A diferença nas datas ocorre devido a questões como calendário de férias, reformas e inaugurações.
Nas unidades de ensino, principalmente os gigantinhos (CMEIs) que abrem as portas no dia 9 de fevereiro, as crianças devem ser recepcionadas de forma lúdica, com personagens, dinâmicas e atividades pedagógicas.
Ao dar as boas-vindas a todos os estudantes, profissionais, famílias e comunidade escolar em geral, o secretário de Educação de Maceió, Luiz Rogério, ressaltou o salto gigantesco que a educação pública municipal alcançou ao longo da gestão do prefeito JHC.
Entre os principais avanços, ele destacou o aumento da oferta de vagas, de cerca de 48 mil em 2020, para mais de 68 mil em 2026; a ampliação do número de unidades escolares e da educação em tempo integral; criação do programa Gigantinhos, que se tornou referência nacional; abertura do primeiro Parque Biblioteca e da primeira escola pública bilíngue da história de Maceió; e a climatização que alcançará, este ano, 100% das escolas e creches.
“O início do ano letivo é um momento de renovação e compromisso com o futuro. Agora, além de dar as boas-vindas a todos, principalmente às nossas crianças e estudantes, quero reafirmar o compromisso da Prefeitura de Maceió, do prefeito JHC, de seguir trabalhando para que a Educação continue crescendo cada vez mais, com qualidade, inclusão e mais oportunidades para nossas crianças e jovens”, concluiu Luiz Rogério.
*Redação com Assessoria