Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Em razão das fortes chuvas, Defesa Civil atendeu mais de 50 ocorrências em Maceió

Em razão das fortes chuvas, Defesa Civil atendeu mais de 50 ocorrências em Maceió

(Imagem: Ascom Defesa Civil)

A Defesa Civil Municipal atendeu ocorrências em toda a capital neste final de semana. Desde que as chuvas começaram a cair em Maceió, na madrugada da última sexta-feira (19), 52 chamados foram registrados, a maioria deles por residências com problemas estruturais, como rachaduras e fissuras.

Em 72 horas, os equipamentos que medem a quantidade de chuvas, os pluviômetros, marcaram 216 mm, e somente nas últimas 24 horas, 106 mm. “Estamos dentro do período chuvoso, e este registro do final de semana já era esperado”, explica o meteorologista da Defesa Civil de Maceió, Hugo Carvalho.

O bairro com maior registro de ocorrência foi o Jacintinho e a maioria delas por problemas estruturais nas edificações, como rachaduras e fissuras. “Nossas equipes não pararam, atendemos ocorrências, retiramos famílias das áreas de risco e continuamos à disposição da população maceioense”, enfatiza o coordenador-geral do órgão, Abelardo Nobre.

A diretoria social retirou 60 pessoas das áreas de risco, de forma preventiva, e fez os encaminhamentos necessários para os benefícios Municipais como aluguel social e programa de habitação.

A Defesa Civil continua com nível operacional de alerta e a previsão indica continuidade das chuvas nesta segunda-feira (22), com possibilidade de chegar a 100 mm.

Como acionar a Defesa Civil

Para acionar a Defesa Civil, a população deve ligar para 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens, precisa informar o CEP da sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra.

No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento. Em todas as ferramentas disponíveis o usuário terá acesso aos alertas da Defesa Civil em caso de fortes chuvas e/ou inundações.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria