Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Equatorial, BRK e Claro lideram ranking das 10 empresas mais reclamadas no ano de 2022

Equatorial, BRK e Claro lideram ranking das 10 empresas mais reclamadas no ano de 2022

(Imagem: Assessoria)

O órgão de proteção e defesa do consumidor, Procon Maceió, divulga ranking das 10 empresas que mais geraram reclamações neste ano de 2022. Conforme os dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, este ano, foram 7.535 atendimentos registrados.

As principais reclamações são relacionadas a instituições financeiras, débitos, telecomunicações e superendividamento. Os destaques são as cobranças indevidas, renegociação de dívidas, propaganda enganosa, desacordo comercial, entre outras demandas.

“Com o ranking podemos notar que o principal problema das demandas está ligado ao serviços essenciais e problemas ligados ao orçamento financeiro do consumidor. Tanto, que as ações propostas durante o ano foram voltadas a buscar equilíbrio financeiro do consumidor com o fornecedor”, informa o diretor executivo do Procon Maceió, Leandro Almeida.

A divulgação do ranking é prevista no artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, o qual determina que Órgãos Públicos de Defesa do Consumidor devem manter cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços.

Junto ao ranking, o Procon Maceió também divulgou a taxa de resolutividade das empresas. Pode-se constatar que o órgão consegue resolver 80% dos problemas que são de fato encaminhados e cujos processos foram abertos.

"Esses números apontam a necessidade real do consumidor. É por isso que reforçamos, sempre que tiver problemas com as empresas, busquem o Procon Maceió, pois o órgão tem sido uma ferramenta de auxílio e efetivação do direito do consumidor”, conclui Leandro Almeida.

Nota de esclarecimento da Equatorial Alagoas A Equatorial Alagoas esclarece que tem atuado intensamente para que os questionamentos sejam tratados no primeiro contato com a empresa, sem que os clientes tenham a necessidade de procurar outra instância para solucionar as suas demandas. A Distribuidora informa ainda que acompanha periodicamente os dados registrados nos órgãos de proteção ao consumidor e que possui uma área específica para atendimento dessas solicitações. A empresa ressalta que busca tratar a todas as ocorrências, além de implementar melhorias nos processos internos a fim de evitar novas reclamações. Os clientes que tiveram danos elétricos, após a falta de energia, devem entrar em contato com a empresa para formalizar o registro e receber as orientações para o procedimento. A solicitação deve ser feita pelo titular da conta de energia. A Equatorial reforça que possui atendimento presencial nos 102 municípios do estado e orienta a população a procurar primeiro a distribuidora para esclarecer dúvidas e resolver suas pendências. É possível ter atendimento na comodidade do lar, 24h por dia, através da Central no telefone 0800 082 0196, pelo site al.equatorialenergia.com.br, por meio do aplicativo “Equatorial Energia” disponível gratuitamente para as plataformas Android e iOS e ainda via mensagem de texto no WhatsApp com a assistente virtual Clara no número (82) 2126-9200. Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Alagoas

*Redação Alagoas Alerta com Ascom Procon Maceió