Aguarde. Carregando informações.
MENU

Domingo, 24 de novembro de 2024

Maceió

Equipe da Semdes realiza ações de combate ao trabalho infantil em cemitérios de Maceió

Equipe da Semdes realiza ações de combate ao trabalho infantil em cemitérios de Maceió

(Imagem: Ascom Semdes)

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) deu início, nesta sexta-feira (1º), às  ação contra o trabalho infantil em cemitérios da capital alagoana. A iniciativa segue até o Dia de Finados, celebrado neste sábado.

A ação tem como objetivo intervir e sensibilizar setores públicos e a comunidade sobre a importância de prevenir e combater a exploração da mão de obra infantil com ênfase no feriado nacional, já que a data movimenta a venda de produtos nos arredores e dentro dos cemitérios.

Na ocasião, foram realizadas intervenções com a entrega de panfletos, cartilhas sobre a temática e conversas sobre a importância de prevenir a prática. A diretora da Primeira Infância, Criança e Adolescente de Maceió, Márcia Melo, destacou sobre o papel importante da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil nas ações.

“A comissão possui um papel relevante em apoiar ações, planejar, propor e preservar os direitos de crianças e adolescentes quanto à utilização da mão de obra infanto-juvenil, que põem em risco a saúde física, moral, social e psicológica de nossas crianças. Essa prática compromete o desenvolvimento pleno e retira seu direito de ter uma vida feliz e saudável enquanto criança. Por isso, nós da comissão sempre realizamos intervenções com o objetivo de preservar o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos pequenos maceioenses”, explicou.

Os casos identificados serão encaminhados para os serviços socioassistenciais como o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e para rede pública de proteção como Saúde e Educação.

Além da Semdes, participaram da iniciativa a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, Ministério Público do Trabalho, Serviço Especializado em Abordagem Social, Subsecretaria da Primeira Infância, Conselho Tutelar e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana.

*Redação com Assessoria