Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 20 de setembro de 2025

Maceió

Escolas da rede pública de Maceió comemoram Dia da Mata Atlântica com atividades educativas

Ações do Projeto Parque na Escola estimulam o conhecimento sobre o ecossistema e reforçam a importância da preservação ambiental entre os alunos

Escolas da rede pública de Maceió comemoram Dia da Mata Atlântica com atividades educativas

Ações como essa reafirmam o papel essencial da escola como espaço de reflexão e mudança. (Imagem: Lívia Penelope/Ascom Semed)

No Dia da Mata Atlântica, celebrado nesta terça-feira (27), o Parque Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação Técnica de Educação Ambiental (CTEA), levou o projeto "Parque na Escola" à Escola Municipal Professor Aurélio Buarque, no Benedito Bentes, promovendo atividades educativas e estimulando a consciência ecológica desde cedo entre as crianças.

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, realizada por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), em parceria com a Semed. Seu objetivo é promover a educação ambiental entre crianças e jovens das escolas públicas municipais, aproximando-os da natureza e incentivando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

“Hoje nós estamos aqui fazendo essa ação na escola para sensibilizar nossos alunos em relação ao pertencimento, em relação a esse ecossistema, que é nosso. O objetivo é eles conhecerem um pouco mais sobre esse bioma para poder contribuir de forma positiva com o nosso meio ambiente”, comenta Amonny Nobre, técnica pedagógica de educação ambiental.

Além das atividades educativas em sala de aula, o projeto oferece palestras, oficinas e exposições de animais taxidermizados e conservados do museu do Parque Municipal, como jacarés e bichos-preguiça. Essas ações permitem que os estudantes conheçam de perto a fauna e a flora da região, despertando o interesse pela preservação ambiental.

“A gente foi na sala de informática para aprender sobre os animais, e tinham vários tipos de animais lá. A parte que eu mais gostei foi quando toquei na cobra. Foi muito legal, e eu também aprendi que não se pode maltratar os bichinhos e que a gente tem que cuidar da natureza”, conta Nycolas Gabriel, aluno do 3° ano.

A coordenadora pedagógica Jaldivane Ferreira enfatiza que ações como essa trazem uma vivência e um ponto positivo para as crianças se tornarem adultos mais conscientes da preservação do ambiente.

“É a primeira vez que a Escola Professor Aurélio Buarque está recebendo essa atividade, e a gente ficou bem feliz com essa ação. É muito importante trazer para eles essa conscientização da preservação da Mata Atlântica”, compartilha Jaldivane.

Ações como essa reafirmam o papel essencial da escola como espaço de reflexão e mudança, onde a educação ambiental fortalece o sentimento de pertencimento e a responsabilidade com o planeta desde cedo.

*Redação com Assessoria

Close