Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Maceió

Gincana promovida pela Semed Maceió une estudantes e familiares em atividade inclusiva

Iniciativa fortalece laços e estimula a comunicação entre familiares e alunos

Gincana promovida pela Semed Maceió une estudantes e familiares em atividade inclusiva

(Imagem: Assessoria )

Encerrando as comemorações da campanha Setembro Azul, mês dedicado à comunidade surda, nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Educação de Maceió (Semed) organizou a gincana especial "Minha mãe é quem manda", na Escola Municipal Padre Brandão Lima, no bairro Cidade Universitária.

A atividade teve a participação de estudantes surdos e de suas respectivas famílias através de uma dinâmica de confecção de cupcakes. Todas as instruções foram ministradas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), para promover a interação entre mães e filhos.

Amanda Cunha é mãe da aluna Alicia Cunha. Elas sempre interagem em casa, mas descobriram na cozinha uma nova forma de conexão. "Vou pegar outras receitas para cozinhar com ela. Para ter esse momento feliz, esse momento leve de mãe e filha, que a gente tem que ter. Estou muito feliz, muito feliz mesmo e gostaria de agradecer a escola e a todos da Semed e também a minha filha linda, maravilhosa de coração e eu estou muito, muito feliz e muito grata, muito obrigada", contou emocionada.

A interação entre as famílias também estimulou a comunicação entre os alunos e trouxe alegria a toda a equipe da escola, tanto durante o preparo quanto na degustação dos cupcakes. "É muito importante ter a família aqui na escola para presenciar e vivenciar esse momento com os estudantes, especialmente no Setembro Azul, que simboliza a valorização da cultura e da identidade da pessoa surda", afirmou a intérprete de língua, Kelly Silvestre.

A gincana teve o intuito de fortalecer os laços familiares e promover a inclusão, além de reafirmar o compromisso da Semed com a valorização das pessoas surdas. Ao se comunicar em Libras, o estudante Elias da Conceição expressou sua alegria em participar do evento. "Hoje estou muito feliz e agradecido por minha mãe estar aqui comigo. Muito obrigado!", sinalizou.

A diretora escolar, Emília Albuquerque, reforçou que a iniciativa é primordial para garantir o melhor desenvolvimento dos estudantes que fazem parte do núcleo para pessoas surdas, pois permite que a família seja integrada à escola e que sejam realizadas ações conjuntas. "Incentivamos sempre os responsáveis a estarem presentes na escola. Hoje, nos sentimos realizados por tê-los aqui, compartilhando este momento", pontuou.

O Dia Nacional da Pessoa Surda foi celebrado em 26 de setembro. A iniciativa simboliza a luta pelos direitos e pelo reconhecimento das pessoas surdas na sociedade brasileira. Para marcar a data, a Semed também promoveu um encontro entre estudantes surdos na Escola Municipal Maria Carmelita Cardoso Gama, no bairro Cidade Universitária, reunindo alunos das escolas municipais Padre Brandão Lima e Maria Carmelita.

*Redação com Assessoria