Aguarde. Carregando informações.
Maceió

Guardas municipais de Maceió participam de capacitação em segurança patrimonial

Guardas municipais de Maceió participam de capacitação em segurança patrimonial

(Imagem: Alberto Jorge)

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está promovendo uma capacitação em segurança patrimonial para os guardas municipais de Maceió alocados em postos fixos da Prefeitura. O curso teve início nesta segunda-feira (13), na Escola de Formação e Desenvolvimento de Pessoal da Prefeitura de Maceió, no bairro do Farol, e terá duração de quatro dias. Objetivo é garantir, cada vez mais, a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelos servidores à população.

No primeiro dia, os agentes de segurança passaram por noções de legislação e relações interpessoais. O guarda municipal Charles Henrique, instrutor da disciplina Legislação 1, explicou que a matéria aborda as competências e atribuições da Guarda diante das leis nº 13.022, nº 13.675 e das últimas decisões do STF, que determinam que a Guarda Municipal tem poder de polícia e que é um órgão integrante do Sistema Único de Segurança Pública.

“Ainda existem muitas dúvidas sobre a legislação, por isso a importância dos servidores estarem sempre atualizando os conhecimentos. A capacitação tem por base a legislação brasileira desde a Constituição até as leis mais recentes. Agora, esses servidores poderão aplicar o que aprendem no dia a dia com embasamento”, completou Charles.

Durante a parte prática, os agentes de segurança puderam aprimorar as técnicas de imobilização, condução e uso de algema. As aulas de Treinamento Físico, Técnico-Tático de Confronto Corporal foram ministradas pelo guarda municipal Irã Candido, que apresentou técnicas de defesa pessoal em sua rotina de trabalho.

“Os participantes treinaram noções básicas e específicas que são pertinentes aos guardas municipais. Também abordamos situações que podem ocorrer no dia a dia. Dessa forma, eles agora estão capacitados com todas as técnicas e táticas para promover não só a sua segurança, mas de todos”, disse Irã.