Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 20 de setembro de 2025

Maceió

Ilumina implanta 195 luminárias de LED no bairro da Gruta de Lourdes

Iniciativa faz parte do projeto de modernização do sistema de iluminação pública e traz benefícios econômicos e ambientais

Ilumina implanta 195 luminárias de LED no bairro da Gruta de Lourdes

(Imagem: Débora Cândido/Ascom Ilumina)

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) iniciou nessa terça-feira (18), a implantação de 195 novas luminárias de LED no bairro da Gruta de Lourdes, na parte alta da cidade. O trabalho, que está sendo concluído nesta quarta-feira (19), visa substituir as antigas luminárias de vapor de sódio por tecnologias mais modernas e eficientes.

As novas luminárias são compostas por 4 equipamentos de 70W, 178 de 115W e 10 de 185W, oferecendo uma melhoria significativa na iluminação pública da região. A mudança representa um avanço na modernização do parque luminoso de Maceió, que, atualmente, conta com cerca de 60% de sua área coberta por lâmpadas de LED.

De acordo com Gutenberg de Melo, diretor presidente da Ilumina, a substituição das lâmpadas de vapor de sódio por LEDs é uma das ações centrais para otimizar o sistema de iluminação da cidade. "Este é um passo importante na modernização do parque luminoso de Maceió. A troca para luminárias de LED não apenas melhora a qualidade da iluminação, mas também traz benefícios econômicos e sustentáveis, reduzindo o consumo de energia e os custos com manutenção", afirmou Gutenberg.

Além dos benefícios para o bolso do contribuinte, a tecnologia LED tem uma vida útil muito superior às lâmpadas tradicionais, o que contribui para uma redução significativa nos custos de manutenção e reposição de equipamentos. Além disso, a maior eficiência energética resulta em uma menor emissão de gases poluentes, reforçando o compromisso da administração municipal com a sustentabilidade.

A substituição de lâmpadas de vapor de sódio por LED também melhora a qualidade da iluminação nas ruas, proporcionando maior segurança para a população.

*Redação com Assessoria

Close