Domingo, 24 de novembro de 2024
Domingo, 24 de novembro de 2024
A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), promoveu nesta quinta-feira (24) mais uma edição do projeto Inclusão em Ação.
A iniciativa, realizada na sede da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), tem como objetivo promover a inclusão social e melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, ao oferecer serviços essenciais em áreas como saúde, cidadania, beleza e bem-estar.
O projeto, que ocorre mensalmente em diferentes associações da cidade, visa facilitar o acesso a serviços essenciais. Entre os serviços oferecidos estão a vacinação, testes rápidos de saúde, emissão da Carteira do Autista e do Cartão Vamu para o acesso de graça ao transporte público e inscrições no Cadastro Único.
A presidenta da Adefal, Graça Dias, destacou a importância da ação. “Essa iniciativa concentra tudo aqui na associação, porque muitas famílias não têm condições de ir a vários lugares. A maioria dos atendidos são deficientes físicos, o que torna o deslocamento ainda mais difícil. Trazer esses serviços para a Adefal permite que eles atualizem vacinas, cadastros e garantam seus direitos”, afirmou.
Pessoas surdas e autistas
A ação contou também com a participação da comunidade surda. Daniele Borba, que soube do projeto pelas redes sociais da Semuc, relatou sua experiência positiva ao ser atendida em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Fiquei muito feliz por ver que a médica sabia Libras. Isso fez com que eu me sentisse confortável e bem acolhida. Seria ótimo que mais profissionais fossem capacitados para atender a comunidade surda”, destacou.
Ramona Ramos, que mora em Maceió há dois anos, também aproveitou a oportunidade para buscar benefícios para o filho João Ramos, 7 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Soube da ação pela Prefeitura de Maceió e vim logo buscar o Cartão Vamu e a carteirinha de autista para ele. Isso ajuda muita gente e facilita muito para quem já está fazendo acompanhamento”, relatou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Maceió em promover a inclusão e acessibilidade para as pessoas com deficiência. A oferta concentrada de serviços em um único local visa reduzir as dificuldades enfrentadas e ainda garantir o acesso aos direitos fundamentais.
*Redação com Assessoria