Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 31 de março de 2025

Maceió

Iplan de Maceió apresenta processo participativo de gestão da orla em oficina de capacitação

Iplan de Maceió apresenta processo participativo de gestão da orla em oficina de capacitação

(Imagem: Ascom Iplan)

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) está participando da Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias, que começou na terça-feira (25) e vai até hoje, no auditório do Ministério Público Federal (MPF). Organizado pelo MPF e pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o evento tem como objetivo qualificar técnicos e gestores sobre os processos de gestão das praias do estado. Durante a capacitação, o Iplan apresentou o processo participativo na elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla de Maceió, destacando o envolvimento da sociedade em todas as etapas.

A Diretora Técnica de Planejamento Urbano do Iplan, Paula Rangel, detalhou cada fase do trabalho, desde a formação do grupo inicial até a audiência pública final, na qual o PGI foi apresentado. Ela também abordou a formulação de diretrizes e ações estratégicas para cada unidade de planejamento, desenvolvidas por meio de oficinas participativas.

"Participar da Oficina Estadual de Capacitação em Gestão de Praias tem sido uma experiência enriquecedora, especialmente pela oportunidade de apresentar o processo de elaboração do PGI da Orla de Maceió. A discussão abordou os desafios do ordenamento da zona costeira e reforçou a importância da participação social em todas as etapas do processo", destacou Paula Rangel.

A recepção do público foi positiva, com questionamentos sobre as próximas etapas de implementação e os impactos das ações propostas. Um dos momentos de destaque foi o debate sobre a necessidade de articular diferentes instrumentos para garantir a aplicação eficaz das diretrizes. Além disso, a transparência e o engajamento da população foram temas centrais, evidenciando que a construção de um plano eficaz exige envolvimento social e compromisso político para sua implementação.

O PGI de Maceió representa um avanço significativo na gestão costeira, ao integrar planejamento participativo e estratégias sustentáveis para garantir um desenvolvimento ordenado e ambientalmente responsável da orla.

Também participaram do evento representantes do Comitê Gestor e diversas secretarias municipais envolvidas no processo do PGI, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), entre outras.

A primeira reunião do Comitê Gestor está agendada para o dia 04 de abril, sendo um passo essencial para a implementação das ações previstas.

*Redação com Assessoria