Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Terça-Feira, 26 de novembro de 2024
Local vai acolher idosos com atendimento 24 horas
O prefeito de Maceió, JHC, visitou nesta segunda-feira (07), a Cidade do Idoso, localizada no bairro da Ponta Grossa. O espaço foi criado para acolher idosos a partir dos 60 anos que tiveram seus direitos violados, vínculos rompidos ou que foram negligenciados por suas famílias. O equipamento será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas para a população da terceira idade.
Durante a visita, JHC destacou a transformação do prédio, que estava abandonado e em estado precário, em um abrigo acolhedor e repleto de amor para os idosos da capital.
"Esse prédio era um espaço de descaso, repleto de lixo e prestes a desabar. Agora, será um abrigo repleto de amor e cuidado para os idosos da nossa capital. Maceió possui muitos idosos em situação de abandono e maus-tratos. Precisamos cuidar dessa população, que frequentemente enfrenta violência patrimonial, física e psicológica. A Cidade do Idoso será um marco em nossa cidade", declarou.
O prefeito ressaltou ainda a sua satisfação com a realização de mais um projeto que irá beneficiar a população. “Estamos dedicados a transformar a vida de nossos idosos, proporcionando um abrigo seguro e acolhedor, que reflete nosso compromisso com a cidadania e o respeito aos direitos humanos”, disse JHC.
O espaço fica localizado na Praça Ciro Acioly, conta com 14 dormitórios, salas de atendimento em saúde e enfermagem, e um elevador acessível, assegurando a segurança e conforto dos moradores. Além disso, o espaço foi planejado para promover o fortalecimento de vínculos afetivos entre os usuários, com atividades de lazer e integração.
A Cidade do Idoso é o primeiro abrigo público de longa permanência do estado de Alagoas. A obra já está em processo de finalização para promover atendimentos humanizados e de qualidade para os que mais precisam. O primeiro polo da Cidade do Idoso terá 50 vagas e disponibilizará espaço para práticas religiosas, fisioterapia, terapia ocupacional, e outros serviços de saúde e bem-estar.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e recebeu investimentos da própria Prefeitura de Maceió, em colaboração com a Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Infraestrutura.
*Redação com Assessoria