Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 28 de novembro de 2024

Maceió

Jovens em vulnerabilidade social são preparados para o primeiro emprego, em Maceió

Iniciativa reúne mais de 100 pessoas no auditório do Lar São Domingos

Jovens em vulnerabilidade social são preparados para o primeiro emprego, em Maceió

(Imagem: Assessoria )

Na manhã desta quarta-feira (11), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) promoveu o 1º Encontro de Jovens: Capacitar e Empregar. O evento aconteceu no auditório do Lar São Domingos e reuniu cerca de 150 pessoas.

A ação faz parte do Projeto + Oportunidade oportuniza aos jovens de diversos bairros de Maceió que são retirados do trabalho infantil e desprotegidos, encaminhando-os para o mercado de trabalho.

Ygor Pontes, 19 anos, é morador do Vergel do Lago e conseguiu o primeiro emprego como Jovem Aprendiz. “Através desse projeto conheci muitas pessoas e consequentemente adquiri conhecimento em conversas, na sala de aula e também com os profissionais. Hoje, eu consigo ajudar minha família e também juntar dinheiro para investir em meu sonho, que é fazer uma faculdade”, destacou.

A abertura do evento contou com uma apresentação teatral dirigida pelo professor de artes cênicas, Alderir Souza. A performance apresentou de forma lúdica o tema e os programas +Oportunidade e Acessuas Trabalho. Depois, os participantes assistiram a atrações culturais como capoeira, música e teatro. Além disso, assistiram a palestra sobre os critérios do programa Jovem Aprendiz, ministrada pela pedagoga do Senac Alagoas, Manuella Gonçalves.

O Projeto + Oportunidade foi iniciado em 2023, a princípio com a metodologia de busca ativa em vários bairros de Maceió. Em seguida, os adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil foram visitados por técnicos da Semdes, para dar os encaminhamentos necessários.

Depois, eles são capacitados pelo Centro Integração Empresa Escola (CIEE) e Senac Alagoas para qualificação profissional e inclusão no programa Jovem Aprendiz. Ao todo, 102 jovens já estão trabalhando em empresas parceiras como Centro Universitário Cesmac, BRA Serviços, Energ e postos de combustíveis da capital alagoana. Cerca de 400 estão na fase de capacitação e contratação.

Segundo a subsecretária da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Semdes, Taciana Flores, os jovens assistidos pelo + Oportunidade podem ter acesso ao primeiro emprego com todos os direitos trabalhistas. “Agradecemos aos parceiros do projeto e estamos trabalhando para que nenhum desses jovens fiquem de fora e consigam ter acesso ao seu primeiro emprego", explicou.

A diretora da Primeira Infância, Criança e Adolescente da Semdes, Márcia Melo, ressaltou a importância da ação. “É uma iniciativa que já estávamos trabalhando como público prioritário, que são jovens e adolescentes, de 14 a 23 anos, para integrá-los aos programas socioassistenciais e dar uma oportunidade para a primeira experiência no mercado de trabalho, que é o programa Jovem Aprendiz”, disse.

*Redação com Assessoria