Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025
Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025
Capital alagoana aparece no topo do ranking nacional para dezembro e janeiro e consolida posição entre os destinos mais desejados do País na alta temporada
Maceió segue se destacando no cenário turístico nacional e confirma seu protagonismo na alta temporada. Levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta a capital alagoana como o destino mais procurado do Brasil para as férias de dezembro de 2025 e janeiro de 2026, reforçando a força do destino entre os viajantes brasileiros.
O estudo, realizado com operadoras associadas à Braztoa e conduzido pela Sprint Dados, analisou a demanda para o Natal, Réveillon e férias de verão, indicando um mercado aquecido, com estabilidade nas vendas e forte desejo de viajar. Além de liderar o ranking das férias de verão, Maceió também figura entre os destinos mais buscados para o Natal 2025 e o Réveillon, consolidando sua presença nas principais datas do calendário turístico.
Para a Secretaria Municipal de Turismo de Maceió (Semtur), os resultados refletem uma estratégia consistente de promoção, qualificação e fortalecimento da imagem do destino nos principais mercados emissores do País.
“Esse reconhecimento da Braztoa confirma que Maceió está no radar do turista brasileiro durante todo o verão, especialmente no período mais disputado do ano. É resultado de um trabalho contínuo da gestão municipal, que envolve promoção qualificada, investimentos estruturantes, fortalecimento da conectividade aérea, melhoria da experiência turística e valorização dos nossos atrativos naturais, culturais e gastronômicos”, destaca o secretário municipal de Turismo, Eduardo Monteiro.
O levantamento mostra que, enquanto Gramado lidera as buscas para o Natal, e Rio de Janeiro e Porto de Galinhas se destacam no Réveillon, Maceió assume a liderança absoluta quando o foco são as férias escolares, período historicamente estratégico para a economia do turismo. A capital alagoana aparece à frente de destinos consolidados como Porto de Galinhas, Porto Seguro, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.
Ainda segundo Eduardo Monteiro, o desempenho reforça a competitividade do destino no cenário nacional. “Maceió reúne atributos que o turista busca: praias urbanas de águas claras, boa infraestrutura hoteleira, gastronomia reconhecida, hospitalidade, segurança e uma oferta diversificada de experiências. Esses dados nos dão ainda mais segurança para seguir investindo em planejamento, inovação e promoção do destino”, completa.
A pesquisa da Braztoa também evidencia a diversidade de interesses dos viajantes, que buscam destinos com boa conectividade, contato com a natureza, cultura, lazer e diferentes estilos de viagem, características que fazem de Maceió um destino completo para famílias, casais e grupos de amigos.
O monitoramento contínuo das operadoras, segundo a entidade, reafirma a resiliência do turismo brasileiro e o papel estratégico de destinos como Maceió na movimentação da economia, geração de empregos e fortalecimento da atividade turística no País.
Veja o ranking completo:
Viagens Nacionais
TOP Destinos Nacionais – Natal 2025
TOP Destinos Nacionais – Réveillon 2025/2026
TOP Destinos Nacionais – Férias de Dezembro 2025 e Janeiro 2026
TOP Destinos Emergentes Nacionais
Natal 2025: Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Arraial d’Ajuda (BA)
Réveillon 2025/2026: Ilhéus (BA), Curitiba (PR), Matinhos (PR), Cruzeiro marítimo (Brasil)
Férias Dezembro 2025/ Janeiro 2026: São Miguel dos Milagres (AL), Bonito (MS) , Aracaju (SE), Belém
(PA), Vitória (ES)
Viagens internacionais
TOP Destinos Internacionais — Natal 2025
TOP Destinos Internacionais — Réveillon 2025/2026
TOP Destinos Internacionais — Férias Dezembro 2025/ Janeiro 2026
TOP Destinos Emergentes Internacionais
Natal 2025: Mendoza (Argentina), Curaçao (Caribe holandês), Tokyo (Japão), Viena (Áustria), Amsterdã (Holanda).
Réveillon 2025/2026: Marrocos, Dubai (EAU), Toronto (Canadá), Cartagena (Colômbia), Tokyo (Japão).
Férias Dezembro 2025/ Janeiro 2026: Cartagena (Colômbia), Marrocos, San Andrés (Colômbia), Curaçao, Montevidéu (Uruguai).
*Redação com Assessoria