Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 19 de setembro de 2024

Maceió

Maceioenses traçam futuro urbano de Maceió ao participar do Plano Diretor; saiba detalhes

Comunidades priorizam estratégias para planejar uma cidade mais eficiente e sustentável

Maceioenses traçam futuro urbano de Maceió ao participar do Plano Diretor; saiba detalhes

(Imagem: Assessoria )

As primeiras oficinas do Plano Diretor de Maceió, realizadas em duas etapas, mobilizaram a população para discutir problemas e potencialidades e propor diretrizes que visam modernizar o desenvolvimento urbano da capital alagoana.

Com um total de 1.106 inscrições, o processo contou com a participação de representantes de 80% dos bairros de Maceió, consolidando uma ampla participação social. As oficinas ocorreram em diferentes lugares da cidade, ao permitir que os cidadãos tivessem voz nas discussões sobre problemas, potencialidades e soluções para o município.

Na primeira etapa, foram realizadas três oficinas em finais de semanas consecutivos. Foram abordados temas como mudanças climáticas, direito à cidade e reestruturação da paisagem urbana. Esta fase contou com 1.160 contribuições e foi essencial para identificar problemas e potencialidades de Maceió.

A segunda etapa, realizada ao longo de quatro dias, concentrou-se em desenvolver ações e diretrizes para enfrentar os desafios urbanos. A oficina contou com 572 contribuições e explorou a mobilidade e o transporte, requalificação urbana, corpos hídricos, saneamento ambiental, turismo e meio ambiente. Além disso, o debate sobre o uso e a ocupação do solo, reforçou a necessidade de uma gestão urbana sustentável.

As oficinas adotaram uma metodologia participativa, que priorizou a escuta das necessidades e sugestões dos maceioenses. Para garantir a inclusão, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais fizeram a tradução do português para Libras. Os recursos de audiodescrição e pisos táteis estiveram à disposição de pessoas com deficiência visual.

“Não tive dificuldade nenhuma em participar. As propostas voltadas para a acessibilidade foram muito bem recebidas e debatidas, com audiodescrição disponível, locais acessíveis com piso direcional e uma equipe muito bem treinada,” afirmou Roberto Freire, que possui deficiência visual.

Gildo Santana é membro do Conselho do Plano Diretor. O ciclista participou das oficinas, ao levar sugestões para a melhoria da infraestrutura cicloviária. “Estamos discutindo nas oficinas a reestruturação e modernização do Plano Diretor de Maceió, que é essencial para a intervenção urbana. Com isso, buscamos colaborar para tornar Maceió uma cidade mais inteligente e acessível”, frisou.

A próxima etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Maceió incluirá a entrega do Caderno de Proposições Comunitárias e o Caderno de Proposições Técnicas. Para acompanhar o andamento do processo e obter mais informações, visite o site: https://planodiretor.maceio.al.gov.br/. No link estão disponíveis detalhes sobre as etapas, propostas discutidas e como participar das próximas fases.

*Redação com Assessoria