Terça-Feira, 18 de março de 2025
Terça-Feira, 18 de março de 2025
Desde o início de 2025, o projeto Academias do Povo, da Secretaria Municipal de Esportes de Maceió, arrecadou mais de 5 mil pacotes de leite, que estão sendo destinados a 50 instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade na capital. Para acessar as academias comunitárias, os cidadãos devem doar, ao menos, dois pacotes de leite em pó por mês.
A Secretaria coordena o funcionamento de dez academias distribuídas por diferentes regiões de Maceió, com capacidade para atender até 200 pessoas por dia. Nessas unidades, os usuários têm acesso a aulas de musculação, atividades funcionais, zumba, alongamento e exercícios diversos. Os pacotes de leite arrecadados mensalmente em cada uma dessas academias são direcionados para aproximadamente 11 ONGs, com o objetivo de rotacionar as entregas e garantir que nenhuma instituição fique sem doações.
Entre as entidades beneficiadas está a Instituição Casa do Pobre, que acolhe idosos em situação de vulnerabilidade social. Rubiana Silva, representante da Casa do Pobre, ressaltou a relevância da parceria com a Secretaria. "Essas doações são essenciais para o nosso trabalho. Elas representam um apoio direto aos idosos que acolhemos, garantindo o bem-estar deles. Agradecemos imensamente à Secretaria de Esportes por nos incluir nessa ação tão importante para a nossa comunidade", afirmou.
O secretário Municipal de Esportes, Chicão, também destacou o impacto social da iniciativa. "O Academias do Povo é um projeto que vai além do incentivo à prática de atividades físicas. Ele integra a promoção da saúde com ações de solidariedade, beneficiando aqueles que mais necessitam. Estamos comprometidos em continuar expandindo essa parceria com a comunidade, proporcionando mais qualidade de vida e apoio às entidades sociais", declarou Chicão.
A Associação Primeiro Amor, que realiza ações sociais no Benedito Bentes, também foi beneficiada. Luiz Amilton, diretor da instituição, expressou gratidão pela ação. "Essas doações são fundamentais para a nossa comunidade. Elas ajudam a fortalecer nosso trabalho com jovens e famílias em situação de vulnerabilidade. Agradecemos à Prefeitura por abraçar nossa causa e contribuir com o que fazemos", comentou.
O Academias do Povo tem se consolidado como uma iniciativa estratégica para a inclusão social em Maceió, ao unir a prática de atividades físicas com ações de solidariedade. O projeto segue com o compromisso de promover não apenas a saúde, mas também o apoio às instituições que desempenham um papel fundamental no cuidado com as populações mais vulneráveis.
*Redação com Assessoria