Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025

Maceió

Mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas pelo Cadastro Único de Maceió em quatro anos

Registro é a principal ferramenta para inclusão de famílias de baixa renda em benefícios socioassistenciais

Mais de 600 mil pessoas foram beneficiadas pelo Cadastro Único de Maceió em quatro anos

(Imagem: Arquivo/Semdes)

O Cadastro Único é o instrumento responsável por identificar e caracterizar famílias brasileiras que possuem baixa renda, no âmbito nacional, para incluir a população em benefícios socioassistenciais do Governo Federal. Os benefícios são o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Pé de Meia, Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Segundo um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), a Prefeitura de Maceió cadastrou 607.957 pessoas no CadÚnico de 2021 até setembro de 2024, reforçando o comprometimento em cuidar de quem mais precisa.

Além disso, foram realizadas ações itinerantes do serviço com o objetivo de levar os atendimentos para todos os bairros de Maceió, utilizando a unidade móvel do equipamento. Nesses eventos ofereceram, além dos cadastros e atualizações, iniciativas de bem-estar e de saúde, como cortes de cabelo, recreação infantil e também a aferição da pressão arterial e testes de glicemia, esses últimos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

PROCAD-SUAS

As ações fazem parte do programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD-SUAS), criando oportunidades para acesso a serviços, benefícios e programas sociais a pessoas que necessitam da Assistência Social e outras políticas públicas, mas que ainda estão fora do Cadastro Único ou estão com dados desatualizados.

As iniciativas visam atualizar e regularizar os cadastros unipessoais, visto que existe um volume significativo de registros unipessoais e de cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único, permitindo que membros de uma mesma família, que estão cadastrados separadamente, recebam mais de um benefício, ao mesmo tempo em que segmentos mais vulneráveis da população ficam excluídos dos programas sociais.

O  PROCAD-SUAS  também tem o objetivo de fazer busca ativa de famílias pertencentes aos Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, em especial população em situação de rua e povos indígenas. Pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças em situação de trabalho infantil também são públicos prioritários do programa.

Testemunho

José Davi viveu muitos anos na rua devido ao alcoolismo e conseguiu se reestruturar através da família e do benefício socioassistencial do Cadastro Único. Muito emocionado, ele conta como o serviço o ajudou a recomeçar.

Benefício do CadÚnico permitiu a recuperação de José Davi. Foto: Jonathan Lins
Benefício do CadÚnico permitiu a recuperação de José Davi. Foto: Jonathan Lins

 “Esse benefício me ajuda a comprar alimentos, pagar a conta de água e luz, comprar o gás, entre outras coisas. Fico feliz, porque através disso hoje eu tenho uma vida digna, que um dia tanto sonhei”, contou José.

*Redação com Assessoria