Domingo, 11 de janeiro de 2026
Domingo, 11 de janeiro de 2026
Evento movimenta o turismo, o comércio eventual e gera renda para centenas de famílias
A chegada do Massayó Verão renova a expectativa do público e, principalmente, dos ambulantes que veem no evento uma importante oportunidade de geração de renda. A iniciativa da Prefeitura de Maceió já se consolidou como tradição e, em 2026, contará com seis noites de shows, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fomento ao trabalho e a valorização do comércio eventual.
Durante o período de alta movimentação turística, o evento se torna um vetor significativo de desenvolvimento econômico. Para os comerciantes cadastrados na Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), o Massayó Verão representa dias intensos de trabalho e a possibilidade de garantir um retorno financeiro essencial para o sustento das famílias.
Ao todo, 245 ambulantes foram selecionados para atuar no evento. Considerando os auxiliares, mais de mil pessoas serão beneficiadas direta e indiretamente pela movimentação econômica gerada ao longo da programação, que envolve desde a venda de alimentos e bebidas até serviços diversos oferecidos ao público.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, a organização e o apoio aos trabalhadores são fundamentais para que o evento gere impactos positivos duradouros para a cidade.
“Nosso objetivo é garantir que os ambulantes trabalhem com segurança, organização e dignidade. Eventos como o Massayó Verão não movimentam apenas o turismo e o entretenimento, mas também são importantes ferramentas de desenvolvimento econômico”, destacou o secretário.
A ambulante Poliane dos Santos, de 28 anos, atua no evento com a venda de diversos produtos, como churrasquinho, batata frita, lanches, água, cuscuz e macaxeira com churrasco.
Ela destaca a importância da capacitação oferecida antes dos grandes eventos. “O curso com a Vigilância Sanitária foi muito bom. Em todo evento que a gente participa tem essa preparação antes, com orientações práticas e tudo certinho”, afirmou.
Poliane conta que aplica os conhecimentos adquiridos não só durante o festival, mas também no dia a dia do trabalho. “Eu sempre coloco tudo em prática, não só aqui. Já trabalho assim há mais de cinco anos”, explicou.
Presente em eventos como o São João e o Verão Massayó, a ambulante reforça o impacto positivo dessas festas na renda familiar. “Contribui muito. É uma renda muito boa que a gente espera o ano todo. E este ano estamos com fé de que vai dar tudo certo, mais uma vez”, concluiu.

*Redação com Assessoria