Sexta-Feira, 20 de dezembro de 2024
Sexta-Feira, 20 de dezembro de 2024
A Coordenação Técnica de Saúde Bucal de Maceió, promoveu na manhã desta sexta-feira (20), um encontro com profissionais que atuam na rede de apoio e assistência do município. O intuito do encontro, que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi promover uma troca de experiências exitosas da área com representantes da Atenção Primária, Especializada e Rede Hospitalar.
De acordo com a Coordenadora Técnica de Saúde Bucal, Ducy Lily Farias, essa mostra de experiências é essencial para compartilhar conhecimento e demonstrar os resultados alcançados pelos profissionais. “Com essas experiências desenvolvidas, foi possível ampliar e assistir os usuários de forma integral, intensificando a qualidade dos serviços desde o diagnóstico precoce até a possível cura”, afirma.
“A organização da rede de apoio em saúde bucal proporcionou uma ampliação dos serviços durante esses quatro anos de gestão. Esse momento também serve para motivar ainda mais o trabalho intersetorial. As redes nos trazem as experiências que deram certo e demonstram que estamos no caminho certo para intensificar e ampliar ainda mais esses serviços em Maceió”, concluiu Ducy Lily Farias.
Midian de Arruda, profissional de saúde bucal da UBS São Vicente de Paula, localizada no Farol, esteve na mostra e destacou a importância do evento. “Essa mostra é uma iniciativa maravilhosa. Essas apresentações nos ajudam a aprender através do olhar dos outros profissionais. Esse trabalho em rede, essa troca de experiência é enriquecedora para todos nós”, destaca.
A mostra contou também com a participação de um usuário do serviço de saúde bucal da USF Carla Nogueira, no Benedito Bentes. Estanislau José da Silva, falou sobre a importância da assistência na Atenção Primária, para diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço.
“Eu recebi atendimento na Unidade onde moro e fui diagnosticado com tumor embaixo da língua. Lá já agilizam todos os encaminhamentos para os tratamentos necessários, hoje estou aqui com vocês graças à Deus e a assistência que recebi", destacou Estanislau José da Silva.
A assistência em saúde bucal de Maceió ocorre nas Unidades de Saúde, no Módulo Odontológico Rui Palmeira, nos Centros de Especializados em Odontologia (CEO) e na Rede Hospitalar. Além disso, há ações de educação e promoção em saúde em escolas e abrigos.
Foto: Ascom SMS*Redação com Assessoria