Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025

Maceió

Mutirão de limpeza proporciona conforto e bem-estar para moradores do Reginaldo

Mutirão de limpeza proporciona conforto e bem-estar para moradores do Reginaldo

(Imagem: Bárbara Wanderley/Secom Maceió)

Durante este sábado (17), uma das maiores comunidades da capital, o Reginaldo, no bairro do Poço, recebeu um mutirão de limpeza, organizado pelo Renasce Salgadinho, responsável pela maior obra ambiental de Maceió. A ação socioambiental é fruto da parceria com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e visa levar conforto e bem-estar para os moradores.

Além dos serviços de capinação, varrição e pintura de meio fio, serviços tradicionais destas iniciativa, os educadores da Alurb e do Renasce foram de porta em porta levar orientações sobre sustentabilidade para a população.

Uma equipe de limpeza de canais atuou no desassoreamento do córrego, que atravessa a comunidade, visando facilitar o escoamento das águas pluviais.

Moradores do Reginaldo receberam orientações ambientais. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Moradores do Reginaldo receberam orientações ambientais. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

José Carlos, residente da região, diz que o Reginaldo tem recebido a atenção que merece. "Esses mutirões são importantes para que a nossa comunidade fique limpa. Estamos recebendo várias ações que vão melhorar nossa vida, como obras, limpeza e valorização", afirmou.

Moradora diz que vai ficar atenta ao descarte correto do lixo. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Moradora diz que vai ficar atenta ao descarte correto do lixo. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Moradora recente do Reginaldo, Celiça Silva já reparou que muitas pessoas não seguem o correto e acabam prejudicando a comunidade. "Já vi muitos vizinhos jogando lixo nas ruas, dentro do córrego. Eu sempre tento avisar que isso faz mal para nós mesmos, pois tem crianças brincando todos os dias por aqui, temos os comerciantes também, então eu tento ajudar nessa parte", revelou.

Munidos de luvas e sacolas, outros moradores do Reginaldo percorreram as ruas, ao lado dos agentes de limpeza, e contribuíram com o recolhimento dos resíduos. Ao fim da ação, o lixo foi armazenado em uma área específica para que o caminhão coletor e outras máquinas pudessem fazer a coleta.

Lixo recolhido terá destino correto. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Lixo recolhido terá destino correto. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

"É um prazer participar e organizar ações como essa. O Reginaldo é uma região importante de Maceió e merece todo tipo de atenção, seja ela social ou ambiental. Nossos serviços são constantes aqui e amenizam a situação do descarte irregular, que infelizmente é comum", ressaltou o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.

“A ação de hoje foi muito importante e com certeza deixou com a comunidade uma mensagem muito importante. Lugar de lixo é no lixo. Através de ações de limpeza urbana, que ocorrem de maneira permanente, com os garis comunitários e com as equipes que reforçam as ações no Reginaldo. Em paralelo a isso, estamos intensificando as ações socioambientais que buscam trabalhar a consciência da comunidade e também devolver o sentimento de pertencimento daquela região para os moradores”, pontuou a coordenadora da Unidade Gestora do Programa (UGP), Lavínia Tenório.

Comunidade participa da ação sociambiental. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Comunidade participa da ação sociambiental. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Renasce Salgadinho

A maior obra ambiental da capital, o Renasce Salgadinho, que está em andamento, prevê a implantação de oito redes de contenção para impedir que resíduos descartados ao longo dos riachos ligados ao Salgadinho cheguem até a foz e deságuem na praia da Avenida. As redes de aço serão instaladas em pontos estratégicos.

Bem como as obras estruturantes que seguem em andamento, ações socioambientais são desenvolvidas, além da construção de espaços de convivência e equipamentos de lazer.

Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo até o final de 2023.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió