Aguarde. Carregando informações.
MENU

Segunda-Feira, 16 de setembro de 2024

Maceió

Operação Língua Suja identifica dois pontos de vazamento da BRK na região da Praia da Avenida

Operação Língua Suja identifica dois pontos de vazamento da BRK na região da Praia da Avenida

(Imagem: Assessoria )

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) localizaram dois novos pontos de extravasamento em estruturas da BRK Ambiental, concessionária responsável pelo saneamento básico da cidade. Os vazamentos, identificados na última terça-feira (3) e nesta quinta-feira (5), despejam esgoto e água potável diretamente na rede de drenagem, contaminando o mar da Praia da Avenida, na região do Prado.

O primeiro ponto de vazamento, identificado na terça-feira, se tratava de esgoto proveniente de um transbordamento no emissário submarino de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da BRK. Devido a falhas no sistema, o esgoto ingressou nas tubulações de drenagem e foi lançado no mar, causando um grave impacto ambiental. Diante da gravidade da situação, a Semurb autuou a concessionária por infração à Lei Nº 4548/96 do Código Municipal de Meio Ambiente.

Nesta quinta-feira (5), um novo problema foi identificado na mesma região: um reservatório de água localizado na Comunidade Vila dos Pescadores estava transbordando, desperdiçando água potável e limpa na rede de drenagem.

Diante dos constantes problemas causados pelos vazamentos da BRK, a Prefeitura de Maceió reforça o compromisso de fiscalizar as atividades da concessionária e de garantir a aplicação das leis ambientais. A população pode contribuir denunciando qualquer irregularidade através dos canais oficiais da Prefeitura.

*Redação com Assessoria