Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 21 de fevereiro de 2025

Maceió

Orla marítima de Maceió recebe plantio de coqueiros com preservação da vegetação local

Ação visa fortalecer ecossistemas da região e conter erosões

Orla marítima de Maceió recebe plantio de coqueiros com preservação da vegetação local

(Imagem: Alexandre Vieira/ Ascom Alurb)

A manhã desta quarta-feira (19) foi voltada para os cuidados com a orla da praia de Cruz das Almas e Jacarecica que ganharam 55 mudas de coqueiros. A iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), visa fortalecer ecossistemas e conter erosões, além de embelezar, ainda mais a região, tendo em vista os benefícios trazidos pelas espécies.

Além do plantio, coqueiros que sofreram com as altas temperaturas, maresia e outros fatores desgastantes receberam manutenção. "Os coqueiros possuem diversos benefícios para a cidade, como uma ótima atuação, quando falamos em evitar erosões, evitar que a areia seja lançada pelo vento para o asfalto, além de contribuir com a paisagem urbana da orla de Maceió. Por isso, periodicamente, é feito essa manutenção e novos plantios", explicou a diretora de Arborização Urbana da Alurb, Karine Gabriela.

Coqueiros evitam erosões. Foto: Alexandre Vieira/ Ascom Alurb
Coqueiros evitam erosões. Foto: Alexandre Vieira/ Ascom Alurb

Para que o plantio fosse realizado, a Alurb tomou todos os cuidados necessários com a vegetação de restinga, importantes para a proteção do litoral, a conservação da biodiversidade e a regulação do clima.

O diretor de espaços públicos da Alurb, Felipe Farias, destacou a atenção e cuidados para preservar a vegetação existente no local. "Nós sempre preservamos essa parte importante das nossas praias. Sabemos da função da restinga e, ao fazermos trabalhos de aplicação de grama ou até mesmo retiradas de resíduos descartados irregularmente, lembramos da capacidade desse tipo de vegetação que abriga espécies silvestres do bioma, evita o avanço do mar e, consequentemente, nos protege de erosões", informou.

*Redação com Assessoria