Domingo, 16 de março de 2025
Domingo, 16 de março de 2025
Atuação junto aos cidadãos fortalece controle social e amplia qualidade e acesso de usuários aos serviços
Neste domingo, 16 de março, dia dedicado ao Ouvidor, a Ouvidoria do SUS em Maceió celebra a consolidação do setor como ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social no município, garantindo e ampliando o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos.
Criada oficialmente em 2006, a Ouvidoria do SUS no município consolidou, ao longo dos anos, seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde, visando garantir a qualidade dos serviços prestados não só na estrutura interna da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – unidades de saúde e outros serviços – mas também nos serviços ambulatoriais e hospitalares contratualizados pelo SUS.
“A Ouvidoria do SUS de Maceió faz essa ponte entre a gestão e o cidadão, e com isso, age com a missão de viabilizar os direitos da população, para que seja ouvida e tenha suas demandas - pessoais ou coletivas - atendidas. Além disso, ao fazer a escuta das necessidades e dificuldades apontadas pelos usuários, a Ouvidoria contribui para que a gestão promova a qualificação de todos os serviços da rede pública de saúde”, afirma a ouvidora do SUS de Maceió, Josiene Barbosa.
Ouvidora do SUS de Maceió, Josiene Barbosa, coordena os trabalhos do setor na SMS. Foto: Bruno Rafael/ Ascom SMS
Responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS, a Ouvidoria do SUS em Maceió recebeu o reconhecimento, por parte do Ministério da Saúde, como uma das mais bem-sucedidas experiências na área de ouvidorias do País.
Em 2023, a Ouvidoria do SUS de Maceió foi a primeira, entre 24 do Brasil, a receber o Selo de Acreditação Institucional das Ouvidorias do SUS, após cumprir todas as etapas do processo para a conquista da certificação.
Ao obter o Selo de Acreditação Institucional, a Ouvidoria do SUS incluiu Maceió no Sistema Nacional de Acreditação em Ouvidorias do SUS, um sistema com alto padrão de qualidade, que engloba um grupo restrito de ouvidorias consideradas como referência em desempenho e resolutividade.
É dessa forma que o setor vem fazendo a diferença no Município, consolidando seu papel como um dos principais canais de articulação entre o cidadão e a gestão pública de saúde. E a prova dessa realidade está nos números do setor.
Só em 2024, foram registradas um total de 2.450 manifestações nos canais da Ouvidoria. Dentro dessa demanda, foram concluídos 2.399 registros, gerando um percentual de 97,91% das devolutivas ao usuário do Sistema Único de Saúde.
“Estamos à disposição da população para receber suas demandas - reclamações, denúncias, elogios, solicitações e sugestões - relativas aos serviços prestados pela rede SUS do município, dando o encaminhamento adequado à demanda e garantindo agilidade na resposta para o usuário, pois representamos o olhar desse usuário que faz uso do sistema público de saúde”, reforça a ouvidora.
Como entrar em contato?
A Ouvidoria do SUS de Maceió funciona no prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde (Rua Dias Cabral, 569 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Os contatos podem ser feitos ainda pelo telefone (82) 3312-5441 ou através dos e-mails ouvidoria@sms.maceio.al.gov.br e ouvidoriaativasus@gmail.com.
*Redação com Assessoria