Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 29 de março de 2025

Maceió

Plano de Aceleração da Educação é apresentado a diretores de escolas municipais de Maceió

Evento tem a participação da primeira-dama, presidente do Instituto Ayrton Senna e do secretário de Educação de Maceió

Plano de Aceleração da Educação é apresentado a diretores de escolas municipais de Maceió

(Imagem: Joyce Juliana/ Ascom Semed)

O secretário de Educação de Maceió, Victor Braga, apresentou aos diretores de escolas públicas municipais e à comunidade escolar, o Plano de Aceleração da Educação, fruto de um convênio com o Instituto Ayrton Senna.

A iniciativa tem foco na alfabetização e na melhoria da aprendizagem, gestão educacional e combate ao atraso escolar. A meta do plano é beneficiar 37 mil estudantes de 90 escolas da rede pública municipal de ensino, até o final de 2025.

O evento de apresentação do plano ocorreu, nesta terça-feira (25), no auditório do Instituto Federal de Alagoas, Centro de Maceió, quando a nova parceria foi destacada com a presença da primeira-dama, Marina Candia, e do vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini.

Também compuseram a mesa de honra a superintendente de Governança da Semed, Marcelle Telles; a subsecretária de Gestão Pedagógica, Juliana Cahet; a diretora da Escola Municipal Haroldo da Costa, Maísa Malta, representando todos os gestores; e o presidente do Conselho Municipal de Educação, Juliano Brito.

Victor Braga destacou os avanços da rede pública municipal nos índices de avaliação e alfabetização. “A gente vem avançando, mas em uma rede complexa como a de Maceió, os avanços não acontecem do dia para a noite. São construções como essa de hoje que vão fazer com que a gente vá dando passos firmes, um após o outro, e consiga melhorar a alfabetização, diminuir a distorção de idade-série, através de muito trabalho e parcerias como essa que estamos celebrando aqui hoje”, pontuou.

O secretário completou: “O nome Instituto Ayrton Senna dispensa comentários. Então, eu tenho certeza que o que está sendo plantado hoje, em alguns anos, colheremos os frutos. Tenho certeza que a gente vai olhar para trás e vai ver que o dia de hoje surtiu efeito no futuro de vários jovens”, afirmou.

Parceria

Em sua fala, antes de apresentar o Plano de Aceleração da Educação, o vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, reforçou a importância do corpo docente e diretivo das escolas se integrarem à iniciativa. “Tenho certeza que se a gente se engajar, fechar esse compromisso, a gente vai celebrar, não só os resultados que tanto queremos, mas a autonomia de mais crianças correndo e vencendo. É por isso que estamos aqui e contamos, de coração, com cada um de vocês”, frisou.

As diretoras das unidades escolares que serão contempladas com o projeto comemoraram a celebração da parceria da Prefeitura de Maceió com o Instituto Ayrton Senna. “Essa parceria vem agregar mais, com conhecimentos, aprendizagem para que a gente possa avançar na educação. O projeto também estimula e incentiva os professores a trabalharem com mais foco na alfabetização na idade certa, então, só temos a agradecer essa parceria”, afirmou Maria Aparecida Santos, vice-diretora da Escola Municipal Marilucia Macedo Dos Santos, no Jacintinho.

Homenagens às escolas

Durante a solenidade, o secretário de Educação de Maceió também anunciou o pagamento da premiação de escolas municipais que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023.

De maneira simbólica, representantes das escolas municipais Monsenhor Antônio Assunção (destaque no Ideb 5° ano – anos iniciais) e Brandão Lima (destaque no Ideb 9° ano - anos finais) foram homenageadas pelos resultados; e Higino Belo, pelo resultado na prova do Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). Cada uma das diretoras escolares receberam um troféu .

“Estou feliz em receber esse prêmio do destaque Saveal. Agradeço demais ao secretário Victor e à superintendente Marcelle pelo apoio incondicional que dão à escola, e aos nossos professores que ensinam com excelência aos nossos alunos. Esse prêmio é um de muitos que virão”, comemorou Maria de Jesus Leal, diretora da Escola Municipal Higino Belo.

*Redação com Assessoria