Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Maceió

Prefeitura de Maceió apoia o 'Vamos Subir a Serra' que acontece até domingo (17), na Pajuçara

Evento fortalece a cultura e movimento negro da cidade

Prefeitura de Maceió apoia o 'Vamos Subir a Serra' que acontece até domingo (17), na Pajuçara

(Imagem: Alisson Frazão/Secom Maceió)

O maior evento afro cultural do Norte e Nordeste do Brasil começou nesta semana. A oitava edição do “Vamos Subir a Serra” irá levar mais de 50 atividades até domingo (17) para a orla da Pajuçara, próximo à Estátua da Sereia do mestre Zezinho.

Em mais um ano, a Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) realizou o patrocínio do evento com um investimento de R$ 400 mil. O “Vamos Subir a Serra” é uma celebração cultural de extrema importância para o movimento negro e para a valorização das tradições afro-brasileiras em Alagoas.

Com uma programação vasta e diversificada, o encontro destaca tradições e expressões culturais afro-brasileiras por meio de cortejos, rodas de capoeira, apresentações de maracatu, dança afro e outros elementos que reafirmam a herança cultural dos quilombos e das comunidades negras.

O investimento municipal destaca que o apoio faz parte de uma série de iniciativas que visam promover a inclusão e a representatividade da cultura negra, além de fomentar o turismo cultural, trazendo benefícios econômicos para a região. A expectativa é que o "Vamos Subir a Serra" atraia turistas e impulsione a economia local, especialmente nas áreas de alimentação, hospedagem e artesanato.

"A valorização da nossa cultura e da ancestralidade africana é extremamente necessária. Eventos como o 'Vamos Subir a Serra' são fundamentais para que possamos dar voz e visibilidade ao movimento negro, reconhecendo sua contribuição histórica e cultural para Maceió e para o Brasil. Nosso compromisso enquanto gestão é fortalecer ainda mais nossa cultura popular e preservar as raízes históricas que moldaram a identidade do povo maceioense," declarou o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto.

*Redação com Assessoria