Segunda-Feira, 11 de agosto de 2025
Segunda-Feira, 11 de agosto de 2025
Obra vai instalar 23 novas estações e o terminal de integração BRT - Eustáquio Gomes, beneficiando cerca de 600 mil maceioenses
A Prefeitura de Maceió apresentou um novo projeto de mobilidade ao Ministério Público de Alagoas (MPAL), que promete melhorar a vida de todos maceioenses que utilizam o sistema de transporte do município. A proposta inédita, apresentada nesta terça-feira (09), consiste na implantação do BRT (Bus Rapid Transit), um corredor de ônibus com capacidade equivalente aos sistemas de metrô, proporcionando locomoção rápida, confortável e de alto custo-benefício.
Segundo o prefeito de Maceió, JHC, a apresentação do projeto ao MPAL foi o primeiro passo para dar início à execução da obra. De imediato, com previsão para o próximo mês, serão implantados novos abrigos de ônibus, chegando ao total de 646 unidades até 2026.
“Nos últimos quatro anos, executamos diversas ações de melhoria da frota com a aquisição de novos ônibus geladões e democratização do acesso ao sistema de transporte público da capital, garantindo a menor tarifa entre as capitais brasileiras, para citar apenas algumas ações. Dando continuidade ao nosso trabalho, agora vamos investir na implantação do moderno BRT, que vai desafogar o trânsito e oferecer mais qualidade de vida a todos os maceioenses”, garantiu JHC.
O promotor de Justiça Jorge Dória lembrou que a luta do Ministério Público pela melhoria do sistema de transporte na capital alagoana é antiga e destacou os avanços na mobilidade urbana realizados nos últimos anos.
“O primeiro passo dado pelo MP foi a exigência de uma licitação, o que ocorreu em 2015, e a partir de então, com o contrato de concessão passamos a cobrar a implementação de todas as condições estabelecidas nos contratos. Como, por exemplo, uma tarifa módica, pois Maceió hoje tem a menor tarifa do Brasil e o serviço vem melhorando, mesmo não sendo ainda o ideal. Mas, vale ressaltar que a melhoria é justamente por conta do contrato de concessão. Então, a reunião foi para a prefeitura apresentar o projeto de um sistema moderníssimo de ônibus que terá via exclusiva, com estrutura de abrigos, com celeridade, e esperamos que tenha um alcance maior e melhoria muito maior para o povo”, destacou o promotor.
O promotor de Justiça Max Martins afirmou que o projeto é uma ferramenta inovadora e destacou a longa parceria com o Executivo Municipal.
“É uma grande conquista que vem sendo trabalhada e buscada pelo Ministério Público junto com o Município por vários anos. Hoje, recebemos com satisfação essa apresentação sobre a reestruturação dos modais, porque esse sistema de BRT não está sozinho, existem outros agregados como a ciclovia e outras melhorias. É um projeto ousado e que trará de forma substancial melhoria para toda a população, o MP vê com muita alegria essa apresentação e vamos acompanhar pari passo à execução”, ressaltou o promotor.
Ao todo, o BRT vai beneficiar cerca de 600 mil usuários e contemplar a criação de 23 novas estações mais o terminal de integração BRT - Eustáquio Gomes, ao longo de 15 km nas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e um trecho da BR-104. O início das obras vai começar pelo terminal de integração e, em 30 dias, será feita a encomenda de 146 novos ônibus, garantindo que, em dois anos, Maceió obtenha 80% de toda a frota renovada, chegando a 90% em 2026.
“A mudança agora é mais profunda, será uma virada de página. Essa não é a primeira reunião com o MP, os promotores estão acompanhando tudo desde a fase de elaboração e hoje trouxemos para eles a apresentação final da mudança para sairmos do papel e começarmos finalmente o trabalho na rua”, concluiu André Costa, diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
*Redação Alagoas Alerta