Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 07 de setembro de 2024

Maceió

Prefeitura de Maceió capacita profissionais que vão atuar no primeiro abrigo municipal para idosos

Prefeitura de Maceió capacita profissionais que vão atuar no primeiro abrigo municipal para idosos

(Imagem: Assessoria )

Servidores que vão trabalhar na Cidade da Pessoa Idosa, primeiro abrigo municipal para idosos em situação de vulnerabilidade social, participaram de uma capacitação, nesta quinta-feira (25), no auditório da Vigilância Sanitária de Maceió, em Jaraguá. A qualificação será concluída no próximo dia 2 de agosto.

A ação visa capacitar os profissionais que vão atuar na Cidade da Pessoa Idosa, sobre questões relacionadas com a assistência e atenção ao idoso com ou sem dependência funcional para ampliar as linhas de cuidado. O novo equipamento da Prefeitura de Maceió vai funcionar na Praça Ciro Aciole, nº 2, na Ponta Grossa.

A iniciativa contou com uma programação com diversos palestrantes que abordaram a importância da qualificação do serviço para a população idosa maceioense. “Envelhecer com dignidade é um direito de todos os cidadãos. É importante ter uma perspectiva de como você se enxerga na velhice e quais condições seriam necessárias para condução, e a partir disso discutir e trazer melhorias para o serviço”, pontuou a assistente social Jonorete de Carvalho, uma das palestrantes.

O serviço de acolhimento Institucional vai atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, na modalidade Instituição de Longa Permanência - serviço que integra a Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Cidade da Pessoa Idosa

A Cidade da Pessoa Idosa é o primeiro serviço de acolhimento institucional de caráter público de longa permanência do estado de Alagoas. Dentro dos próximos meses, começará a receber os primeiros idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade social e risco social do município de Maceió. Com um ambiente ideal para pessoas idosas, ambiente físico totalmente novo, com área de convivência, espaço para práticas religiosas, garantindo a liberdade de crença, atividades de lazer e integração, fisioterapia, terapia ocupacional, atendimento médico, assistência social, psicologia e acessibilidade, garantindo os direitos constitucionais da população idosa de Maceió em vulnerabilidade social.

*Redação com Assessoria