Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Maceió

Prefeitura de Maceió investe em tecnologia e alcança 54% do parque luminoso coberto por LEDs

Prefeitura de Maceió investe em tecnologia e alcança 54% do parque luminoso coberto por LEDs

(Imagem: Assessoria )

A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), vem transformando e modernizando a iluminação da capital. Com um intenso investimento e atuação diária em todas as regiões, mais da metade dos equipamentos do parque de iluminação maceioense já conta com luminárias com tecnologia LED.

A capital tem hoje um total de 83.338 pontos de iluminação, sendo 45.167 luminárias em LED, ou seja, 54,2% do parque luminoso de Maceió é coberto pela tecnologia, mais moderna, econômica e sustentável. Há quatro anos, Maceió tinha 13.118 pontos que utilizavam equipamentos com LED. Esse número foi mais do que triplicado, sendo ampliado em 244%, com 32.049 implantações e substituições em ruas, avenidas, loteamentos, conjuntos, bairros e grotas espalhados pela cidade, impactando diretamente a qualidade de vida e ampliando a sensação de segurança dos maceioenses e visitantes.

O diretor-presidente da Ilumina, Gutemberg de Melo, explica que o número de pontos de iluminação cresceu, devido ao extenso trabalho do Município na expansão da rede, mas houve uma atuação na modernização desses equipamentos, através da instalação de LED em áreas de grande fluxo populacional como corredores de ônibus e nos aglomerados populacionais.

“São 36 grotas e 20 conjuntos residenciais com luminárias em LED, além de sete bairros inteiros contemplados com a tecnologia. A melhor parte é que essa transformação não vai parar, porque a Ilumina Maceió tem como missão continuar investindo na qualidade dos serviços prestados ao povo de Maceió. Temos recebido o aval para realizar investimentos nunca antes vistos na capital e transformar lugares antes inviabilizados em locais pujantes, cheios de vida, com a iluminação sendo ponto de partida para a ocupação do espaço público, para a promoção do esporte, lazer, saúde, segurança e economia”, pontuou o diretor.

A tecnologia LED é muito importante para as cidades modernas, já que estes equipamentos reduzem a demanda por eletricidade, sem comprometer sua eficiência luminosa. Quando comparados com as lâmpadas de vapor de sódio, convencionais, de luz amarela, por exemplo, a economia é exorbitante porque essas tendem a gastar mais de 90% da energia elétrica em forma de calor.

A estimativa da Prefeitura de Maceió na economia no consumo de energia com LED pode chegar a mais de R$ 800 mil por mês, o que representa, aproximadamente, R$10 milhões por ano.

*Redação com Assessoria