Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025
Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025
Com o lema “A consciência de novembro é para valer o ano inteiro”, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania e o Instituto Raízes da África, lança o Guia Afro Informativo, que conscientiza a população sobre como identificar, combater e denunciar o racismo.
O guia destaca as diferenças entre racismo e injúria racial, bem como instrui a pessoa que lê a identificar atitudes diárias que podem se caracterizar como racismo. Um dos destaques do guia é indicativo de expressões que são racistas, como “a coisa tá preta” e “inveja branca”. "A partir da fomentação do conhecimento é preciso, também, repensar conceitos e expressões, daí surge a necessidade social da sensibilização antirracista", afirma Arísia Barros, coordenadora do instituto Raízes da África.
Pretendemos agregar uma variedade de saberes diversos para enriquecer ainda mais nossa abordagem e promover uma gestão verdadeiramente inclusiva e comprometida com a equidade racial, afirma a secretária da Semuc Ana Paula Mendes.
O guia é distribuído pela Semuc nas ações da campanha Maceió é Massa Sem Racismo e também pode ser conferido na íntegra aqui.
*Redação com Secom Maceió