Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025
Em mais uma ação do Junho Verde, mês voltado para a preservação do meio ambiente a Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB), realizou um mutirão de limpeza na Praia de Cruz das Almas, na manhã desta sexta-feira (16). Ao final da atividade, mais de 80 quilos de lixo, descartados de forma irregular, foram recolhidos pelos participantes.
Cerca de 300 pessoas, entre servidores, voluntários e alunos de escolas municipais da região, equipadas com luvas e sacolas, recolheram garrafas PET, tampinhas plásticas, embalagens e plásticos em geral. Além disso, bitucas de cigarro e resíduos orgânicos também foram coletados. Estes materiais poderiam ser facilmente descartados da forma correta nas papeleiras instaladas no calçadão da orla ou levados de volta pelo gerador até sua residência, onde poderia receber a destinação adequada.
Para educar quem passava, equipes de educação ambiental da ALURB atuaram na localidade. Ademais, realizaram pintura facial e brincadeiras com as crianças participantes ou que transitavam com seus responsáveis pela região. O órgão também disponibilizou sete agentes de limpeza para dar apoio.
Moacir Teófilo, diretor-presidente da ALURB, ressalta a ação e reforça o compromisso do órgão com a preservação da natureza.
"É importante mobilizar voluntários e crianças para uma atividade como essa. A intenção é educar os pequenos ambientalmente, ensinando como preservar a natureza e fazer com que as pessoas se sintam parte do meio ambiente, coletando resíduos descartados de forma irregular e vendo de perto os malefícios da prática negativa", disse.
Uma das crianças que aderiu a convocação da Prefeitura foi a Roberta Barbosa, de 11 anos. Ao fim da atividade, ela relatou o sentimento de estar envolvida.
"Estou feliz de contribuir com a ação. Realmente tem muito lixo deixado pelas pessoas que utilizam a praia. As pessoas poderiam ser mais responsáveis e fazer o descarte de maneira correta", afirmou.
E completou: "a partir de hoje, eu vou ter mais cuidado com o lixo que eu gerar na praia ou em qualquer lugar da cidade, para evitar que prejudique o meio ambiente".
A programação, que se iniciou as 9h, teve uma aula de saúde ambiental e um alongamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Centro de Referência Técnica à Saúde do Trabalhador (CEREST), respectivamente. Posteriormente, servidores ligados a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realizaram uma apresentação relacionada a maior obra ambiental de Maceió, o Renasce Salgadinho, tendo em vista a proximidade da ação com o Canal Águas Férreas, um dos envolvidos na obra.
Outros órgãos também contribuíram com o mutirão. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), levou alunos de escolas municipais da região para participar da ação; o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), fez o controle do tráfego no perímetro; além do Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal e a Secretaria Extraordinária da Juventude e Lazer (SEJL), que levou voluntários para o time da limpeza.
Após toda a coleta, os materiais foram levados para a triagem, que foi realizada por cinco cooperados da Cooplum, uma das cooperativas parceiras da Prefeitura. Todos os itens que poderiam ser reciclados foram levados para a sede da cooperativa. Sendo assim, apenas os rejeitos foram destinados ao aterro sanitário. O encerramento ainda contou com um café da manhã coletivo e a entrega de kits da campanha "Somos Meio Ambiente".
"Foi mais uma ação do Junho Verde que fez sucesso. Conseguimos recolher muito lixo que impacta o ecossistema marinho, por menores que sejam, como plásticos diversos e garrafas PET. O intuito é continuar mobilizando os cidadãos e fazer a nossa parte, como poder público, de cuidar do meio ambiente", completou Teófilo.
Foto: Bárbara Wanderlei/Secom Maceió
*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió