Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025
Quarta-Feira, 17 de dezembro de 2025
Evento ocorreu no auditório do Cesmac com a apresentação das ações executadas na capital
A Secretaria de Desenvolvimento Social Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes) realizou o primeiro encontro integrado das diretorias de Proteção Básica e Especial. O evento ocorreu na tarde da última terça-feira (16), no auditório do Cesmac, reunindo cerca 700 servidores do município.
A ação teve como objetivo apresentar os dados e ações realizadas em Maceió, durante o ano de 2025, com a prestação de serviço, combate à vulnerabilidade social e fortalecimento da política nacional de Assistência Social.
A diretoria de Proteção Social Básica atua na prevenção das vulnerabilidades e no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, enquanto a Proteção Social Especial responde em situações em que os direitos foram violados, intervindo com articulações éticas e qualificadas.
A programação contou com a apresentação dos números de atendimentos nos Centros de Referência de Assistência social (Cras), totalizando 76 mil ao longo do ano, quando 7.272 famílias foram encaminhadas para a inclusão no Cadastro Único.
Em 2025, foram concedidos por mês, dois mil benefícios do auxílio-moradia, o que equivale a um investimento de cerca de R$ 5 milhões, destacando o compromisso com a população mais vulnerável de Maceió.
Além disso, dados como 1.030 atendimentos no acolhimento institucional, garantia de direitos e fortalecimento da proteção social da etnia Warao, formação da primeira família acolhedora de Maceió e mais de 200 mil atendimentos nos Centros POPS, que atendem a população em situação de rua, foram algumas características das ações executadas para população durante o ano de 2025.
Em 2025, as Unidades Descentralizadas de Assistência Social (Udas) concederam 568 auxílios funerais, 7.260 cartões do idoso, 2.437 carteiras intermunicipais, 2.813 carteiras interestaduais e 712 carteiras de idosos, e foram realizados mais de cinco mil atendimentos referentes ao Benefício de Prestação Continuada, garantindo os direitos de milhares de alagoanos a uma renda equivalente ao valor de um salário mínimo.
Emocionado, o secretário da Semdes, Fernando Davino, exaltou com orgulho o trabalho realizado pelos profissionais, potencializando a parceria dos servidores e a harmonia da equipe para oferecer, sempre o melhor serviço, para o cidadão maceioense.
"Em toda minha vida, nunca vi um clima tão harmonioso, amoroso e extremamente profissional quanto a Semdes. Um evento como esse, reunir cerca de 700 profissionais que trabalham conosco para apresentação do serviços prestados é algo grandioso. Tenho muito orgulho de tudo que tem sido feito e da garra de cada um, destacando o comprometimento com a gestão do Prefeito JHC. Sempre iremos trabalhar em prol do melhor para o maceioense, pois essa é a nossa marca", destacou o secretário.
A diretora de Proteção Social Básica, Filomena Menezes, ressaltou o trabalho executado e seus desafios, enaltecendo a equipe técnica responsável pela manutenção dos equipamentos. "É tudo muito desafiador, a gente observa, mesmo em salas vizinhas, o trabalho que é realizado, o esforço e o amor que todos colocar para desepenhar um papel tão importante. Os números falam por si, e o trabalho continuará mais fortalecido", disse.
A subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, falou emocionada sobre a função do serviço social na vida das pessoas. "Só tenho a agradecer por tudo que estamos construindo, é um trabalho muito digno e importante na vida das pessoas. A gente vê de perto o impacto do trabalho do assistente social no dia a dia e como isso vem transformando milhares de vidas. Agradecer toda gestão humanizada e extremamente profissional, por chegarmos até aqui", revelou.
"Continuaremos entregando muito amor, dedicação e empenho para os nossos usuários. Foram muitas parcerias, escutas, diálogos com sistema judiciário e muito trabalho na rua para sempre levar o melhor para nossa população", disse a diretora de Proteção Social Especial, Emanuelle Oliveira.
Ação reuniu 700 pessoas. Fotos: Allan César/ Secom Maceió
*Ascom Semdes