Aguarde. Carregando informações.
MENU

Sábado, 18 de janeiro de 2025

Maceió

Procon Maceió celebra 33 anos do Código de Defesa do Consumidor com ação no Centro

Procon Maceió celebra 33 anos do Código de Defesa do Consumidor com ação no Centro

(Imagem: Victor Vercant - Secom Maceió)

O Código de Defesa do Consumidor completa 33 anos nesta segunda-feira (11), e com o objetivo de conscientizar os consumidores em casos de possíveis abusos nas relações de consumo, o Procon Maceió promoveu uma ação no Centro, que contou com a distribuição de exemplares do código para os clientes e orientou os lojistas.

Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)
Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)

A diretora do Procon Maceió, Cecilia Wanderley, reforçou que o Código de Defesa do Consumidor é uma legislação e um instrumento da cidadania muito avançada e que veio para garantir os direitos e cidadania a toda a população, além de traduzir as ações do cotidiano.

Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)
Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)

“A atuação do Procon tem como uma das principais funções levar informação tanto aos consumidores como aos fornecedores. A gente tem esse objetivo de difundir as informações de maneira mais precisa e segura para que essas relações de consumo estejam melhores e para que não tenha tanta lesão aos direitos consumidores”, pontuou.

Ainda segundo a diretora, o Procon Maceió está aqui para firmar, defender e proteger o consumidor, seja em uma situação pontual ou de forma coletiva. Além disso, o órgão conta com serviços de capacitação para consumidores e empresas, além de fiscalizações e audiências de conciliação.

Talita Rodrigues é consumidora e participou da ação, destacando a importância de realizações de momentos como esse para que os clientes e a população de modo geral esteja ciente dos seus direitos.

Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)
Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)

“É importante saber o que a gente está comprando e quais são os nossos direitos, apesar de tanto acesso, hoje em dia, que existem inúmeras redes sociais, tem gente que não sabe, não entende, e só passa a entender quando tem algum problema, faz pesquisas e acaba entendendo que aquilo foi, de fato, errado, que foi lesado, e procura os seus direitos. E o Procon está aí para isso, para ajudar a população.”, destacou Talita.

Crisostomo Silva é vendedor do Centro de Maceió e disse que muitos clientes chegam com dúvidas na loja, mas que na maioria dos casos não têm conhecimento do código de defesa.

Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)
Foto por : Victor Vercant ( Secom Maceió)

“A dúvida maior do consumidor hoje é em relação à troca de produto, prazo de entrega e também se o produto dá defeito, se ele pode trocar diretamente na loja. Então, a gente geralmente trabalha em cima disso. Eu diria que 95% dos consumidores não conhecem o CDC e nem procuram saber como funciona. É muito válida a ação do Procon, até mesmo porque o consumidor tem que estar sempre se orientando das leis e dentro de como está funcionando”, concluiu.

Além das orientações sobre o Código de Defesa do Consumidor, O Procon Maceió reforçou a divulgação do programa Procon Racial, que fiscaliza práticas discriminatórias por motivo racial nas relações de consumo.

Onde posso encontrar o Procon Maceió

Procon Maceió funciona na Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), na Rua Pedro Monteiro, 47, no Centro. Também mantém um núcleo de atendimento em parceria com o Centro Universitário Cesmac, instalado na Rua Iris Alagoense, 458, no Farol (8h às 14h); Centro Universitário Uninassau na Rua José de Alencar, 511, Farol (8h às 12h e das 14h às 17h); Universidade Mário Pontes Jucá, antiga FAT, Av Pres. Roosevelt, Barro Duro (8h às 13h); Faculdade Raimundo Marinho na Avenida Durval de Góes Monteiro, 9757, próximo a Bomba do Gonzaga, no Tabuleiro do Martins (8h às 14h).

Em casos de dúvidas e reclamações a população pode entrar em contato com o órgão por meio do (82) 98882-8326.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió