Quinta-Feira, 31 de outubro de 2024
Quinta-Feira, 31 de outubro de 2024
O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quinta-feira (31), no auditório da pasta, Centro de Maceió, uma capacitação para os profissionais de saúde sobre nutrição comportamental de adolescentes. A intenção do debate é propiciar uma ferramenta eficaz para ajudar os jovens a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis, sendo um eixo prioritário da iniciativa.
O objetivo da capacitação é orientar os profissionais em relação ao crescimento e desenvolvimento saudável durante a fase da adolescência, visto que é um período marcado por mudanças físicas, emocionais e sociais.
Segundo dados do programa de Saúde da Criança e do Adolescente, os números de obesidade, anorexia e bulimia cresceram significativamente entre o público e daí a importância do treinamento, que abordou a nutrição comportamental na adolescência para entender os fatores que influenciam os comportamentos alimentares durante esta fase da vida.
“Trouxemos um especialista para falar sobre a importância da nutrição comportamental no adolescente. Muitos podem pensar que nutrição significa proibição, mas não é. Na verdade, nutrição é um equilíbrio da alimentação e fazendo-a de forma saudável para manter a qualidade de vida. E isso é um grande desafio entre os adolescentes que estão acostumados a comer alimentos industrializados e que não fazem bem à saúde”, destacou a assistente social do programa, Cássia Veruska Moraes.
“A ideia é pontuarmos alternativas dentro da saúde pública para dar as orientações necessárias a esses adolescentes e melhorar os índices de bulimia, anorexia, obesidade, hipertensão e diabetes, que são bem preocupantes entre esse público”, concluiu.
Treinamento com profissionais de saúde. Fotos: Ascom SMS
*Redação com Assessoria