Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025
Quinta-Feira, 23 de janeiro de 2025
O programa Qualifica Maceió, criado pela prefeitura com a finalidade de gerar empregos na capital, promoveu a primeira formatura na última segunda-feira (30).
Ao todo, 29 novos operadores de caixa e assistentes administrativos receberam os certificados de conclusão dos cursos de capacitação nestas áreas, expedido pelo Senac Alagoas, parceiro do Município nesta iniciativa, e já saíram de lá com a vaga garantida no mercado de trabalho.
A qualificação com o encaminhamento às empresas é o grande diferencial do Qualifica Maceió. A solenidade de conclusão dos cursos ocorreu no auditório da faculdade Anhanguera, no Shopping Pátio Maceió, onde as aulas aos participantes foram ministradas nos últimos dois meses.
Para o secretário-adjunto de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Jonatas Omena, a formatura é a coroação de uma política adotada pelo prefeito JHC, que incentiva a geração de emprego e renda na capital.
“O Qualifica Maceió é uma conquista nossa. As empresas parceiras dão o curso, o certificado e nós viabilizamos a inserção deste candidato no mercado de trabalho. Muita gente tem dificuldade de conseguir emprego por não ter qualificação. A prefeitura está capacitando e realizando o sonho dessas pessoas de conquistar o emprego”, ressaltou.
O diretor do Sine Maceió, Nycholas Pires, classificou o programa como desafiador pelo pós-atendimento. A proposta de abrir turmas prometidas ao mercado de trabalho, segundo ele, é inovadora e abre portas para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
“Entregar um curso de qualificação é bom, mas promover um curso quando já se tem a vaga de trabalho garantida é melhor ainda. Por isso, buscamos parceiros, como a Anhanguera e o Senac, para viabilizar esse programa, que faremos de tudo para ser mantido dada a sua importância”, destacou.
Diego Santos Gomes foi um dos formandos e o único que concluiu os dois cursos oferecidos pelo programa. Com os certificados em mãos, ele disse estar empolgado com o futuro, agora com qualificação.
“Os cursos foram muito importantes para mim. A partir deles, algumas portas já se abriram e consegui fazer várias entrevistas. Além das técnicas que aprendi, também ficamos sabendo das dicas de como se portar numa entrevista e de como elaborar um bom currículo. Estou muito feliz com o resultado e espero que me saia bem no mercado de trabalho”, afirmou.
O colega dele, Jackson Victor Menezes Dantas, 18 anos, nunca trabalhou e vai ter a carteira assinada pela primeira vez graças ao Qualifica Maceió. Ele concluiu o curso de operador de caixa e se diz preparado para enfrentar o mercado, apesar da ansiedade ser grande.
“O curso foi bom, aprendi bastante coisa e espero daqui pra frente conseguir o primeiro emprego e dar início à minha carreira profissional. Agora, dá um friozinho na barriga e estou muito ansioso para trabalhar logo”, contou.
Na formatura, estavam presentes representantes do Senac, da faculdade Anhanguera e do supermercado Tio Ferreira, que abriu vagas de contratação dos novos operadores de caixa e assistentes administrativos.
*Redação com Secom Maceió