Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
A manhã deste sábado (21) foi dedicada a preservação de mares e rios da capital alagoana. Em uma atividade promovida pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em parceria com o Instituto Biota e o Coletivo Praia Limpa, e em alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, celebrado no último dia 16, a Prefeitura promoveu mutirões de limpeza nas praias da Avenida e de Guaxuma.
Com o apoio de voluntários, agentes de limpeza e jovens aprendizes da Viambiental e Naturalle, empresas responsáveis pela coleta domiciliar em Maceió, foram retirados centenas de quilos de resíduos da faixa de areia das praias, como plásticos, vidros e metais, descartados de forma irregular pela população que frequenta estes locais.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, comemora mais uma ação voltada para a preservação de um ecossistema tão importante na natureza.
"Mais um ano em que estamos satisfeitos em contribuir com o meio ambiente. É uma luta diária, pois ainda temos muita falta de responsabilidade ambiental. Queremos que todos tenham consciência que esse trabalho deve ser compartilhado. Cidadãos devem fazer sua parte", disse.
Além do recolhimento de resíduos, o órgão realizou pintura facial em crianças, orientações sustentáveis no calçadão e na vias principais dos bairros, distribuindo dicas de como fazer o descarte correto de alguns materiais e LixoCar para que os motoristas façam o controle do lixo gerado enquanto dirigem.
Este ano, o Projeto Praia Limpa completa quatro anos com diversos mutirões de limpeza em praias e na Lagoa Mundaú. Somente com o funcionamento dos Ecoboats, um dos equipamentos que fazem parte da campanha, mais de 900 toneladas de lixo foram retirados dos mares, rios e lagoas da capital.
*Redação com Assessoria