Aguarde. Carregando informações.
MENU

Quinta-Feira, 21 de novembro de 2024

Maceió

Projeto VaLer a Pena estimula o gosto pela leitura dos estudantes da rede municipal de ensino

Projeto VaLer a Pena estimula o gosto pela leitura dos estudantes da rede municipal de ensino

(Imagem: Thony Nunes/Ascom Semed)

Os estudantes da rede pública de educação de Maceió conheceram o universo fantástico da literatura com o lançamento do projeto VaLer a Pena, que ocorreu nesta sexta-feira (2), simultaneamente, em todas as unidades de ensino municipais.

A criançada do Centro Municipal da creche Padre Silvestre Vredegoor, localizada no Prado, participou de uma roda de histórias no pátio do local, onde os alunos foram apresentados a universos mágicos interpretados pela contadora de histórias Beth Torres.

“O projeto VaLer a pena é muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças, o vocabulário, o prestar atenção, ouvir esse mundo maravilhoso e encantador que é o mundo das histórias”, contou Beth.

Noah Oliveira foi uma das crianças que participou da atividade e contou o que mais gostou. “Teve a história do macaquinho que pulou da cama, se machucou e o papai levou no médico. Gostei muito”, revelou.

A iniciativa visa despertar o gosto pela leitura de forma lúdica e prazerosa, por isso, os alunos também receberam kits com histórias para lerem em casa junto aos pais. “Isso vai ampliar ainda mais a capacidade criativa das nossas crianças, eu considero esse um projeto que realmente vale muito à pena”, explicou a diretora da creche, Adriana de Oliveira.

A Educação Infantil trabalha a leitura durante o dia a dia dos alunos e o projeto vem para agregar o gosto e o prazer de ler. “Aqui no nossa creche, as crianças já vivenciam esse momento rico da leitura, nossas professoras já trabalham estimulando desde o maternal até o 2° período. Esse projeto veio agregar ainda mais, contribuindo para esse estímulo do universo literário, que vem contribuir para o desenvolvimento das crianças”, pontuou a coordenadora pedagógica, Simone Rocha.

Já os estudantes da Escola Municipal Maria de Lourdes Bezerra, localizada no bairro Mangabeiras, embarcaram no universo fantástico da literatura com a Biblioteca Móvel Maceió. Dentro do ônibus, eles conheceram várias histórias que estavam disponíveis, além das que as contadoras de histórias Gracileide Melo e Lúcia Andrade, interpretaram.

“Eu achei até que foi muito legal, tudo bem criativo, as historinhas que têm são muito bonitas e é muito bom pra ler. Eu gostei bastante da história cantada iupi-iupi que as tias fizeram”, contou o aluno do 3º ano, Daniel Rodrigues, 12 anos.

“Esse projeto de incentivo à leitura é muito importante, não só para os alunos, como para a comunidade como um todo. Eles vão ter acesso aos livros que vão aumentar o repertório deles, quem lê viaja, então eles vão poder viajar no mundo da imaginação. Eles só têm a ganhar e a escola também, estamos muito gratos pela Prefeitura de Maceió ter disponibilizado esse material riquíssimo, que eles agora têm acesso”, finalizou a diretora escolar, Jucileide Acioli.

As Festas Literárias VaLER a pena continuam nas próximas semanas. No dia 9/06, na Escola Municipal José Correia Costa, no bairro da Serraria e em 16/06, na Escola Municipal Hévia Valéria, no bairro Cidade Universitária.

*Redação Alagoas Alerta com Secom Maceió