Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Unindo fé, festa e inclusão, durante três dias de Massayó Gospel, pessoas com deficiências visual, auditiva, física e intelectual aproveitaram o festival cristão com comodidade e respeito. A terceira edição do evento realizado pela Prefeitura de Maceió disponibilizou serviços de acessibilidade.
Em um espaço privilegiado, o público PCD aproveitou a festa cristã no front stage, podendo assistir aos shows de forma segura e próximo dos artistas. No local, as pessoas com deficiência puderam ter banheiros acessíveis, cadeiras para melhor acomodação, intérpretes em libras para as pessoas com deficiência auditiva, audiodescrição para as pessoas com deficiência visual, além de fones redutores de ruídos para pessoas com sensibilidade auditiva e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Janette Silva foi ao evento pela primeira vez com o filho cadeirante e se surpreendeu com o espaço e acolhimento recebido.
“Eu gostei muito de ter vindo! Com esse espaço aqui, dá para ter acesso e ele poder ter uma visibilidade melhor. Ele ama shows, tem 11 anos, está na escola e observa muito essa questão da acessibilidade. Quando a gente chega em qualquer lugar ele repara em tudo, observa tudo em relação a acessibilidade. É muito importante para ele pois ele se sente acolhido”, contou.
Cliete Lima foi aproveitar a festa ao lado dos três netos e se emocionou com a experiência proporcionada pelo espaço.
“É uma experiência nova para os três e eles estão amando, não se incomodaram com o barulho devido aos fones. Ver isso acontecer é motivo de muita alegria, satisfação e emoção, coisa de Deus mesmo. Ontem eu orei, pedindo a Deus que preparasse tudo hoje porque eu estava com medo de vir com eles. E quando a gente chegou aqui, teve um espaço preparado, fomos bem recebidos. Tem que ter sempre esse espaço para os autistas e as crianças que precisam da inclusão. Eles precisam estar incluídos na sociedade”, afirmou ela.
O Front PCD faz parte do Programa Maceió Inclusiva, liderado pela Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência, Idoso e Cidadania (Semuc), para garantir a inclusão social e cidadania das Pessoas com Deficiência (PCD). De acordo com Sarah Nunes, gestora da Semuc, garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições, possam participar ativamente desses espaços é fundamental.
"A relevância desse trabalho, como Secretária da Pessoa com Deficiência, é destacar a importância da inclusão nos eventos promovidos pela Prefeitura de Maceió. Inclusão significa acessibilidade, e isso envolve assegurar que essas pessoas tenham pleno acesso as oportunidades, além de participar de forma igualitária em todas as atividades e eventos”, disse ela.
*Redação com Assessoria