Aguarde. Carregando informações.
MENU

Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Maceió

Resultado da eleição do Conselho de Segurança Alimentar de Maceió será divulgado nesta sexta (4)

Resultado da eleição do Conselho de Segurança Alimentar de Maceió será divulgado nesta sexta (4)

(Imagem: Assessoria )

A primeira eleição do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea Maceió) aconteceu nessa quarta-feira (2), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), no bairro do Poço. O resultado final da eleição será divulgado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Maceió até esta sexta-feira, 4 de outubro.

Serão eleitas 14 instituições da sociedade civil que vão indicar seus respectivos membros, titulares e suplentes, para atuarem como conselheiros.

Nelma Nunes, representante do Movimento Internacional de Juventude, falou sobre a importância do conselho. "A população precisa desse equipamento de direito, que é o conselho, e dos conselheiros que atuarão no controle social, para promover a segurança alimentar para quem mais precisa. O Conselho é a possibilidade da sociedade lutar no combate a fome”, disse.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional tem competência consultiva, propositiva e fiscalizadora de verbas ou recursos de fundo, projeto, plano ou programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no município de Maceió e integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O Consea Maceió tem como finalidade defender o direito constitucional de cada pessoa à alimentação e à segurança alimentar e nutricional, bem como auxiliar a administração pública na análise, planejamento, formulação e aplicação de políticas, na fiscalização das ações governamentais e nas decisões de matéria de sua competência, além de apoiar, propor, acompanhar, definir políticas, planos, programas e ações que assegurem a todos o direito humano à alimentação adequada.

O colegiado será composto também por representantes das áreas governamentais dos seguintes órgãos municipais: Gabinete Civil de Maceió; secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar; Meio Ambiente e Urbanismo; Educação; Saúde; Abastecimento, Pesca e Agricultura; Trabalho, Emprego e Economia Solidária; e representantes da sociedade civil.

*Redação com Assessoria