Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024
Profissionais da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) participaram, nesta quarta-feira (18), da abertura do 1º Simpósio Nacional de Unidades Docentes Assistenciais e do 2º Simpósio Brasileiro de Atenção Primária à Saúde, que ocorreu no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas.
O evento contou com representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e ainda com a presença do secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura. A iniciativa promove a troca de experiências entre trabalhadores, gestores, estudantes, docentes e pesquisadores da Atenção Primária para desenvolver projetos e ações que visam melhorar a assistência prestada aos usuários e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, abordou os avanços que a capital alagoana vem conseguindo na área de Atenção Primária. “Estamos em constante diálogo com o Ministério e pedimos o credenciamento de mais 190 equipes de Estratégia em Saúde da Família, com mais 32 novas unidades de saúde, para que a saúde possa chegar onde precisa”, pontuou.
A subsecretária de Atenção Primária da SMS, Roberta Borges, esteve na mesa de abertura e destacou a importância das Unidades Docentes Assistenciais. “É um grande diferencial termos nossos estudantes dentro do serviço, tendo esse vínculo com a comunidade e um olhar diferenciado para o usuário do SUS. Esse momento de hoje, onde vamos compartilhar ideias, é fundamental para que possamos levar para o nosso SUS uma melhor assistência”, destacou.
As UDAs oferecem ações de atenção básica e atendimento especializado à saúde através da graduação, pesquisa e extensão desenvolvidas pelos servidores e acadêmicos das Instituições de Ensino Superior de modo integrado às equipes de Saúde da Família e profissionais da Unidade Básica vinculados à SMS.
A capital alagoana conta com quatro Unidades Docentes Assistenciais, UDA do Cesmac - Paulo Oliveira Costa (Farol), UDA da Unima - José Lages Filho (Cruz das Almas), UDA da Ufal-Professor Gilberto de Macedo (Village Campestre) e UDA do Centro Universitário Mário Jucá - Governador Divaldo Suruagy (Barro Duro).
*Redação com Assessoria